segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Santa Helena de Uairén

Antes de sair de Manaus, combinei de jantar na casa do Henrique e Lívia. Macarronada com direito a salmao frito. Como cheguei em cima da hora, deu tempo só de pegar uma marmita e sair comendo correndo no carro. Chegamos na hora certa na rodoviária.

Rumo a Boa Vista
O onibus cheio. Logo após algumas páginas de leitura, pego no sono. E só acordo já em Boa Vista. Chegamos às 6h40. Tempo suficiente para eu descer, correr até o guiche e comprar o bilhete para Pacaraima, do onibus que saia 7h00. Paguei R$ 22,00. E seriam 3h de viagem. Dormi mais um tanto. E chegamos pra lá de 11h00. Ao descer, vi 2 mochileiros e me juntei a eles. Ambos adeptos de esportes de aventura, que uma vez por ano vao a algum lugar praticá-los. Marcelo (baiano) e Joao (gaucho) Este ano foi a vez do monte roraima. Fomos os três a pé até a fronteira, numa caminhada de uns 10 minutos. Cruza-se primeiro a fronteira brasileira. Caminha-se mais um pouco. Chega-se à fronteira venezuelana. Na hora de colocar o carimbo, eu e o outro Marcelo temos que voltar. Carimbo da polícia federal brasileira. E nova caminhada, finalmente o carimbo venezuelano. Tudo fácil e sem perrengue.

Onibus para Pacaraima

Rodoviária Pacaraima

Fronteira Brasil - Venezuela

Fronteira Venezuelana

Carona até Santa Helena - Marcelo, eu, Joao

Amanheceu, peguei a viola, pus numa sacola e fui viajar..
Na sequência, restou-nos arranjar um transporte até Santa Helena. Estiquei meu dedao e pronto! Carona em uma caminhonete que por ali passava. Os caras acharam engraçado. Eles acharam tao exótico que só faltava mesmo eu tirar a viola e começar a tocar. E foi isso mesmo que fiz. Cada um tocou uma música. E depois de poucos km estávamos na cidade. Fomos andando e eles me dizendo que já tinham uma pousada baratinha. Entao, fui com eles e era uma indicada pelo lonely planet. O preço estava razoável. Ao lado havia a outra e vi que estava mais barata. Fechei com o albuergue Backpackers Tour, por 60 Bs, um quarto compartilhado de 4 camas. Mas que até agora de manha só havia eu.

Cambio de R$ 1,00 = Bs 7,6. Engraçado que onde está a "quatro esquinas" o povo troca dinheiro na rua. Eu, claro, preferi ir num local fechado.

Almocei e conheci um venezuelano (George) e uma venezuelana (Dariana), que estavam ali para fazer o passeio para o Monte Roraima. Ele de Mérida e ela de Maracay, onde passarei daqui uns dias. Tatuador e design gráfico, tradutora. Haviam deixado tudo pago e chegaram aqui nao era nada do que haviam prometido. Estavam bem decepcionados. Na real, ele tranquilo e ela enfurecida. É... elas ficam com raiva! Só pisando aqui se deram conta que era bem melhor ter vindo para cá e fechado o negócio na hora. Fica a dica para quem quer fazer esse passeio. Sao 6 dias e 5 noites. Dizem até que é melhor logo pegar um taxi e ir no ponto onde começa a trilha, que lá estao guias esperando para serem contratados.

Depois do almoço dei uma voltinha pela cidade, para descobrir meu paradeiro de amanha, ver o que consigo visitar por aqui, já que sozinho fica difícil fechar passeios e nao há mais ninguém querendo fazer passeios pela Gran Savana. Fui em várias agências e nao há agendamentos e grupos onde possa me encaixar. A onde destes dias é somente o Monte Roraima. De qualquer maneira, amanha eu invento o que fazer e, à noite, ônibus para Puerto Ordaz. O que restou foi subir o mirante e contemplar a cidade lá do alto. Dar umas voltas, ver a vida da pequena cidade, conversar com os locais na rua, comer comidas típicas. Viagem começando com boas impressoes do país. Clima agradável e ameno.

Dariana, eu, George

Santa Helena de Uairén

Mirante

Carroça

Centro - quatro esquinas

Praça Simón Bolívar

Um comentário:

Marcelo disse...

www.viagensdojota.blogspot.com o site de aventuras dos caras que vao escalar o monte roraima