segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Choroni - Puerto Colombia

De manha me despeço de Selene, pego a van para a rodoviária. No dia anterior, quando cheguei, comprei já o bilhete para Maracaibo, para o dia 26 de dezembro. Nao é prática deles venderem adiantado. Fiquei pensando que fui enganado. Entao, hoje logo cedo fui lá me certificar de que tudo está bem. Tudo fechado. Veremos no dia 26...

Pego ônibus por 40 Bs para Choroni. Iguais aqueles que viajei de Ciudad Bolivar para Maracay. Mas desta vez, com 3 lugares na direita e 2 na esquerda. E com direito a DVD tocando salsa o tempo todo, numa tela de LCD grande ali na frente. A estradinha era bem sinuosa. Lembrei-me daquelas estradas italianas por entre as montanhas. Umas horas as curvas eram tao fechadas que o ônibus tinhas que parar e manobras. Após 2 horas, chegamos em Choroni, que fica no Parque Nacional Henri Pittier. Ao meu lado, senta-se um garoto que estava indo apenas passar a noite ali. Deixou família para trás e só levava um pouco de dinheiro e uma sacola cheia de paes.

Assim que descemos, estamos em Choroni. Anda-se por uma estradinha por uns 10 minutos e se chega em Puerto Colombia, onde está uma vila de pescadores cheia de pousadas e hostels. O garoto me acompanhando. Tudo cheio. Nas tantas, um quarto só para mim. Fiquei desconfiado de dividir um quarto com ele e pagar menos. Pago um hostel de preço médio: 170 Bs pela noite. Depois vi que ainda haviam alguns quartos por 100 Bs, os famosos muquifinhos. Mas como é natal e aqui tem cozinha, resolvi pagar preço médio. Outros lugares o quarto está a 300 Bs. Estou no Hostel Casa Nova, que faz parceria com o Hostel La Luna, que já nao haviam vagas.

Aqui é uma vilinha simpática. Há combos por 30 Bs (sopa, mais prato estilo PF) ou por até 150 Bs. Parece uma vila colonial, com casas com as paredes coloridas. Umas lojinhas de artigos de praia, restaurantes e bares. Tudo bem rústico e simples. A vilinha fica entre as montanhas e banhada pelo mar cor verde bem escura, que parecia com a cor de um carro que meu pai tinha, um fiat Elba 1.6. Logo subi em um mirante de onde se vê toda a vilinha, as montanhas verdes cobertas de floresta e o mar. Me lembra um pouco Ubatuba, no litoral norte paulista. Fico o natal por aqui. Desejo felicidades à minha família e amigos. E a todos os leitores deste blog.

Amanha, já me informei de pegar uma barca para outra vilinha vizinha, Chuao. Ali se produz um chocolate típico. Veremos. Ainda sem fotos por nao ter entrada USB aqui.

ônibus venezuelano

dentro do bus

estrada cheia de curvas

Hostel Casa Nova

Puerto Colombia (choroni)

Ponte para ir a Playa Grande

lanchas

puerto colombia

el malecón

el malecón

Farol

choroni

Nenhum comentário: