terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gran Sabana

Ontem à noite, quando eu voltava ao hostel, passei pela agência mystic tour, que organiza passeios. O cara me disse que haveria um tour de 1 dia pela Gran Sabava no dia seguinte. Achei perfeito. Entao, fiquei trocando ideia com os brasileiros dos esportes de aventura. Quando voltei ao meu quarto, nada de água!!! Passei a noite sem banho mesmo. E de manha, demorou até voltar. Após o café da manha que eu mesmo trouxe do Brasil (e que na fronteira nem olharam para minha mochila para revisar), fui à agência e o tour cancelado. Durante o dia anterior busquei bastante o aluguel de uma bicicleta ou de uma moto, para pelo menos dar uma volta pela regiao. Nada. A moça do hostel me ofereceu eu ir com o jipeiro buscar uns turistas que estavam descendo do monte roraima. Pelo menos, eu daria uma volta pela Gran Sabana e, na volta, ele pararia em uma cachoeira. Barganhei o preço e paguei 150 Bs.


Saímos eu e Juan Pablo, un indígena de uma das comunidades da Gran Sabana. Após 1h30 de viagem pelo lugar, que é lindo mesmo e tem umas paisagens bem bonitas, chegamos a San Francisco. Ele ajeitou as coisas para o almoço. Em seguida, deu carona para uns 5 mochileiros venezuelanos que chegaram ali e queriam ir até Paraitepuy, de onde se começa a caminhada para o Monte Roraima. Eles iriam pagar o carregador e o guia. Muito mais econômico do que pagar por agência de viagem. No entanto, tiveram que desembolsar um trocado para ir até Paraitepuy e depois para voltar. Mesmo assim, creio que vale bem mais a pena.De lá, dá para ver os grupos todos prontos para começar a caminhada, por volta da hora do almoço. E o Monte Roraima, sempre nublado logo ali. Essa caminhada de 6 días fica pra próxima.

Em seguida, parada para almoçar em San Francisco e, na sequência, parada na cachoeira de Jaspe. É impressionante, aquela pedra enorme de Jaspe banhada por uma cachoeira. Eu, claro, tomei um banho ali mesmo.

Agora estou mudando meus planos. Nao paro mais em Puerto Ordaz. Quero seguir direto para Ciudad Bolivar e ir tentar fazer o passeio para Salto Angel, a maior cachoeira do mundo. Sao 3 dias de passeio, pegando um aviao até Canaima e de lá ir até a cachoeira. Estou indo pegar o ônibus noturno. Chego lá cedinho.

Aguardem, cenas do próximo capítulo.
Eu e Juan Pablo

Paisagens da Gran Sabana

Tepuy que parece um homem deitado

Paraitepuy

Paraitepuy

Monte Roraima
Povos indígenas


Vendedoras

Quebrada de Jaspe

Quebrada de Jaspe
Jaspe



Nenhum comentário: