terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Chuao

Na noite de natal preferi ficar na rede aqui do hostal Casa Nova. Sono. Conexao com a espiritualidade. Mente ligada na família. Após a preguiça passar, fui dar uma volta na pequena orla de Puerto Colombia, onde estou hospedado. Povao. Alguns carros com o som ligado bem alto, um monte de gente bebendo, dançando salsa, rindo, se embriagando. Me senti quase em Praia Grande, mesmo nunca tendo estado ali. Fiquei apenas o suficiente para comer uma arepa recheada com peixe. Voltei ao hostel e continuei minha noite de sono.

De manha, após praticar yoga, lavar metade da minha roupa e tomar café da manha, fui até a orla e peguei a lancha para Chuao. Paga-se 40 Bs ida e o mesmo preço para voltar. Primeiro a lancha de madeira de motor 75HP vai pelo mar, que estava agitado e para na primeira praia, Valle Seco. Deixa umas famílias. Em seguida, segue para Chuao. Ali, uma bahia com pouca gente, quiosques, barracas de mochileiros e hippies. Assim que desço, começo a conversar com Jesus e Maria Helena, um casal de senhores que segundo meus cálculos estavam na casa dos 60 anos. Logo no começo da praia há uma estradinha, de onde se pega um caminhao de transporte de pessoas por 5 bolos (igual no Brasil, o povo chama o dinheiro por apelidos. Aqui sao os bolivares sao "bolos").. Após alguns minutos de estrada, percorrendo um belo caminho de árvores e paisagem bem bonita, chega-se na vilinha de Chuao, onde estao as fazendas produtoras de um dos melhores chocolates do mundo. Logo paramos em uma loja. A única aberta. E compramos vários tipos de chocolate: mousse, sorvete, barra, chocolate para beber. E compro mais uma barra para deleitar-me. De fato, super gostoso o chocolate! Em seguida, caminhamos os 3 pela vila, que é bem simples e humilde. Populaçao negra. Algumas casas feita pelo governo. Outras de bambu ou pau-a-pique. À beira da vila corre um rio de água doce, bem gostoso de tomar banho. A populaçao ou estava nas ruas jogando dominó, futebol, conversando ou tomando banho. Sao dias festivos. Em seguida me separo do casal de senhores e caminho de volta até a praia. No meio do caminho pego alguns cacaus para comer e sao deliciosos. Há muitas árvores nativas e plantadas. Após pouco mais de 1 hora caminhando, chego de volta à praia. Tomo uma sopa com arepa. Deito-me na praia e voltamos com nosso barco. De volta a Puerto Colombia, reencontro com Dariana e George, que cruzei em Santa Helena de Uairen. Agora estou cozinhando uma sopa com mandioca. E amanha a saga rumo à Colombia. Volto para Macaray. De noite o ônibus para Maracaibo. Se consigo, vou direto para a Colombia, cedinho quando chego. Se nao, fico ali mesmo, onde já me esperam uns amigos de Pio, um maracaibense que estuda no Inpa e é nosso camarada.

Uma coisa que chama atençao aqui na Venezuela é ver os anúncios socialistas. As empresas se dizem socialistas. Um suco que comprei, da "empresa socialista del valle". O "arroz socialista tal". A "farinha de milho socialista tal". É análogo ao apelo ecológico feito em outros lugares do mundo. Apenas há um nome, mas a prática nada ou pouquíssimo tem a ver com uma prática socialista ou ecológica. Enfim, cada sociedade vive suas ilusoes..

mas verde

valle seco

tudo é socialista...


chuao

praça central de chuao

casinhas do centro

igreja

o melhor chocolate do mundo

socialismo..

rio em Chuao

cacau

casas típicas

eu, Maria Helena, menininha local, Jesus

estrada da praia ao vilarejo

praia

Nenhum comentário: