quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Playa Grande, Maracay

E ontem à noite conheci um casal de chilenos viajando pela Venezuela. Em seguida vao para Colombia e descer para o Peru e regressar a seu país. Como outros mochileiros sulamericanos, ficaram impressionados em saber que outros continentes também se viaja com pouco dinheiro no bolso. O caro mesmo é o bilhete de aviao, para sair de nosso país e ir para a Ásia.

Acordei e fui para a praia vizinha a Puerto Colombia, que nao tem praia nenhuma e sim apenas uma pequena orla de pedras. Para chegar a Playa Grande basta caminhar por uma estradinha por uns 7 minutos. A praia é bonita, tal qual algumas do litoral norte de Sao Paulo. Em verdade, para quem está acostumado, nao tem nada de mais. Eu estou ainda esperando para chegar às praias paradisíacas de areia branca e água transparente. Como disseram os chilenos, daquelas praias que no Windows, no papel de parede, parecem feitas em computador mas existem. Aqui na Venezuela disseram que fica na Isla Margarita e em Chichiriviche, de onde também se pegam uns barcos e se chega nas ilhas surrerais. Já me informei que na Colômbia encontrarei um desses lugares, pegando um barco de Cartagena. Entao lá vou eu atrás da areia branca e água cristalina.

Após a manha na praia, com direito a Reiki e yoga, almocei o famoso combo de 30 Bs, tomei banho no hostel e fui caminhando de Puerto Colombia a Choroní, que também dá uns 7 minutos a pé. Fila para esperar o ônibus. Ficou abarrotado. E ao som de reggaeton e salsa. Curvas e mais curvas na estradinha estreita cheia de curvas pelas montanhas.

Agora novamente em Maracay. Já me certifiquei e meu bilhete de ônibus está perfeito. Às 20h vou rumo a Maracaibo, perto da fronteira ao norte com a Colômbia. Vou tentar ir direto para o outro país. E ir para a regiao chamada de La Guajira, onde estao povos indígenas, desertos e praias lindas. Se conseguir, perfeito. Se nao, fico em Maracaibo, onde uns amigos do Pio (o camarada do Inpa) me esperam. E se eu cruzar a fronteira e nao conseguir ir a La Guajira, onde pretendo ir a Cabo de la Vela e, quem sabe, a Punta Gallina (o extremo norte da América do Sul), entao vejo o que faço. Dia 30, 31 e 01 reservei um hostel baratinho em Taganga, ao lado de Santa Marta, onde pretendo visitar tais cidades e o Parque Tayrona.

Portanto, esta noite e amanha sao momentos cruciais para a viagem!

Sem fotos novamente.. aqui na Venezuela os cybers ainda estao aquem dos de outros países. Mesmo com entrada USB, o sistema operacional nao reconhece o celular. Aliás, este país tem várias coisas precárias: as empresas de ônibus só vendem bilhetes no mesmo dia. Estao longe de ter qualquer tipo de eficiência online e aumento de clientes. As misses universo sao coisas da fantasia do povo. As empresas socialistas sao o grande engodo, mentira manifesta, embuste. O povo sim é agradável. E as comidas à base de milhos me agradam bastante.

Quem sabe amanha estou em Maracaibo ou já na Colombia. Cenas do próximo capítulo..

Terminal de Choroni

Nenhum comentário: