sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cartagena de indias - isla Baru (playa blanca)

Na manha do dia 02 de janeiro de 2013, acordo e vou com uma das alemas até Santa Marta. Ela queria já comprar seu bilhete para o outro dia. Após uma buseta de 1200 cop até Santa Marta, onde tomamos o café da manha, outra buseta até a Rodoviária por 1500 cop e que demorou um tanto para chegar até o destino. Assim que entro, já vários vendedores tentando me empurrar um bilhete. Eu, já um pouco esperto com isso, fui numa empresa que me parecia melhor. Paguei 2000 cop a mais para viajar numa buseta com ar condicionado, banheiro e filme durante a viagem. Total 24000 cop de Santa Marta a Cartagena. Sai 10h00 e cheguei por volta das 15h00. Assim que cheguei, comprei já o bilhete para Medellín, dali 2 dias, por 130000 cop. Aburdamente caro, mas é o preco.

Pego uma buseta até o centro antigo. Caminho uns poucos quarteiroes até Getsemaní, o bairro que fica encostado na parte onde estao as muralhas. Procuro hostel e todos lotados!! Quando já após o decimo, um pouco desesperado, me lembro dos e-mails que enviei para um dos hostels. Pergunto por ele e finalmente chego lá. Quando pergunto por lugar, também lotado. Mas entao digo que enviei vários e-mails. Eles dizem que já estavam me esperando. Ufa! Fiquei no Hostal  Mama Waldy, que é o mais barato de todos ali na regiao (20000 cop por noite). Super simples e um tanto desorganizado. Mas os mochileiros que vao para ali sao legais e a localizacao é simplesmente excelente. Assim que cheguei conheci Carla e Romina, duas porteñas recém-chegadas na cidade. Logo fomos até a parte dentro das muralhas dar umas voltas. Simplesmente lindo de mais! O por-do-sol ali é maravilhoso. A cidade tem um ar colonial, com construcoes antigas. Muitos turistas do mundo todo. Um climas super agradável. A cidade mais linda da Colombia. Voltando ao hostel, paramos em outros hostels para saber dos precos dos passeios para playa blanca. E num deles, uns caras de uma produdora me oferecem 350000 cop para fazer uma propaganda  promovendo a Colombia. Eu deveria falar um portunhol. Falei para me ligarem no dia seguinte. Falaram que a gravacao seria na sexta-feira, dali 2 dias. E talvez no sábado. Eu disse que só tinha sexta-feira. De noite, fomos numa rumba ali no hostel media luna, que de quarta-feira organiza as festas. Ao som de música argentina, me diverti um pouco e vim dormir cedo, pois o dia seguinte nos esperava. Aliás, Cartagena está invadida de argentinos. Ali em Getsemaní, o bairro boemio e de mochileiros, metade era argentino. Tanto que na balada a banda era argentina e uns 70% argentinos!

Dia seguinte, empreendemos nossa viagem rumo a isla Baru, onde está a playa blanca. Pega-se uma buseta chamada Pasacaballo por 1500 cop, ali onde está a estátua da índia Catalina. Após 1h15 chegou no ponto onde há um pequeno canal, a ser atravessado em ferryboat. Pagamos 1000 cop. E do outro lado há taxis e mototaxis. Rachamos em 5 pessoas um taxi e custou 7000 cop cada. A praia é simplesmente paradisíaca. Água azul turquesa, morna e cheia de gente. Na parte mais ao sul estao as famílias colombianas. Mais ao norte fica mais vazia e onde estao os mochileiros, especialmente os 80% argentinos e argentinas, que decidiram que playa blanca é uma extensao de Buenos Aires. Passei o resto da manha e tarde ali. Me arrependi de nao ficar de noite, dormindo. Tem como colocar barraca ou alugar uma rede. As duas argentinas levaram sua barraca e coisas para pernoitar. Eu havia decidido voltar para a cidade e aproveitar o outro dia. No fim das contas, foi um erro de cálculos porque Cartagena é super legal e eu bem que poderia ficar lá um dia mais. Playa blanca é linda de mais e o clima mais do que agradável. Enfim, lá pelas 16h00 sai uma lancha de volta a cidade, que se paga 15000 cop e nos primeiros 15 minutos se toma muito banho da água que respinga. E mais uns 30 minutos até chegar no centro histórico. Aos que nao se aventuram a fazer o trajeto por conta própria, bem ali na beira do muro do centro histórico, na zona das embarcacoes estao as muitas empresas que fazem o percurso para as Islas del Rosario. Sai logo cedo, passa por uns 2 pontos até chegar na playa blanca. E voltam nesse horário que eu voltei, em um dos barcos da empresa. Paga-se uns 60000 cop. De noite, encontrei com a galera do Inpa que está viajando pela Colombia. Trocamos umas ideias e combinamos de se encontrar numa salsa dali uns minutos. Nessa hora me ligam os caras da propaganda e eu já havia dito que nao faria, pois no dia seguinte eu queria conhecer a cidade, já tinha o bilhete de onibus comprado e hostel reservado en Medellín. Mesmo assim, os caras insistiram e queriam me pagar 700000 cop, mais o bilhete de aviao para o sábado de manha. Eu contando para a galera do Inpa e o povo rindo. Despedi da turma e fui andar por Getsemaní e acabei voltando ao hostel e adormeci. Estava super cansado.

Enfim, no último dia em Cartagena, fui ao castelo de San Felipe de Barajas. Enorme e que conta a história da cidade. Gostei da visita. De tarde, após o almoco, parei ali na Plaza de la Trindad, que fica a 1 quarteirao do hostel e conheci por acaso mais duas porteñas, Tinu e Lara, que estavam fazendo uma viagem de férias extendidas. Faziam pulserinhas e creio que seria a primeira vez que iriam vende-las, porque nem sabiam o preco da venda. Após tomarmos um mate, fomos ao centro histórico conhecer. Realmente cada cantinho super lindo e simpático. A cidade é verdadeiramente encantadora. Presenca de muitos e muitos turistas. Ao entardecer, já após termos caminhado um tanto, paramos no Café del Mar, um ponto da muralha de onde se ve o sol de pondo. Ali eu conto da oferta da propaganda e elas ficam doidas comigo, por nao ter aceito! Para verem a diferenca de pontos de vista entre os diferentes grupos. Cada qual com sua forma de ver o mundo e agir. Eu contei que preferi aproveitar a cidade e que se nao fosse minha escolha, nao estaria ali naquele momento. Mesmo assim, elas ficaram quase indignadas com o tanto de dinheiro que eu deixei de ganhar. Volto ao hostel, tomo banho, pego uma buseta até a rodoviária e pronto: 21h30 rumo a Medellín!

Rodoviária de Santa Marta

Carla, Romina, eu

Mercado de Cartagena

Ferry Boat

O carro fantástico sem para-brisa
Playa Blanca

As argentinas se divertindo com a mulher melão colombiana (à direita da roda)...
Estacionamento de lanchas no fim de tarde

Voltando a Cartagena
Castelo San Felipe

Plaza de la trindad - Getsemaní
Eu, Lara e Tinu

Centro histórico

Rafaela disse...

Marcelo, muito bacana seu blog. Tenho uma dica: fundo escuro e letras brancas são cansativas. Vou para cartagena e é dificil ler o texto todo, e ver as fotos com clareza, com o efeito desse layout, é muito dificil. Um abraço!