terça-feira, 24 de maio de 2011

Tabatinga e Leticia (Colômbia)

Hoje foi nosso dia de folga. Logo 06h10 da manhã pegamos carona com a lancha da UEA que leva os alunos de Benjamin Constant até Tabatinga para estudarem. Após 1 hora de viagem, chegamos. A turma do barco se dividiu mais por afinidade e disposição para acordar cedo. No meu grupinho estávamos em 8 pessoas. Fomos andando pela cidade e paramos em uma padariazinha para tomar café da manhã. Ai, quando chegamos ao Banco do Brasil, a chuva começou. E durou muito tempo. Nisso, eu vi a sede da Rádio Nacional do Alto Solimões. Essa é a rádio que o povo de Tauaru ouve e pela qual eu posso mandar recados. Então, fui lá para deixar um recado. E não é que a moça me convida para uma entrevista? Mas, como estava de folga, não prometi comparecer.

Então, continuamos nossa caminhada na chuva mesmo, até Leticia. Basta atravessar a rua e se entra na Colômbia. E logo se percebem os contrastes. As ruas são mais ordenadas. Há mais carros. Há comércio. Muitas lojas para comprar perfumes, importados, cosméticos, roupas, etc. Lojas de artesanato que não acabam mais. E a melhor surpresa: na Colômbia há colombianas. Minha nossa senhora, elas são bem bonitas. Chama muito a atenção. Lindas mesmo.

A cidade é muito simpática. Com bastante vida. Andamos bastante. O pessoal comprou bastante coisa de artesanato. Eu, que já havia comprado várias coisas dos índios, só levei uma ou outra lembrancinha. Após vasculhar as lojas, andamos um pouco pelas ruas, conversando com o povo colombiano. Nessa cidade eles são bem receptivos. As praças são bem gostosas. Há bastante árvores. Muito comércio. Gostei. Já havia vindo para cá outras vezes. O melhor foi a hora de comer. Pratos típicos e bem servidos. Comi o tal do "arroz chaufa", que veio um prato enorme que dividimos em três e quase sobrou.

No fim da tarde, voltamos a Tabatinga. E de lá para Benjamin Constant. Amanhã desceremos o rio Solimões até Jutai. Serão 2 dias até lá. E em breve chegará o momento em que ficarei incomunicável por muitos dias...

Nenhum comentário: