sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Trem na Índia: reservei tudo com antecedência (parte 3 de 5)

TREM NA ÍNDIA: RESERVEI TODOS TICKETS COM ANTECEDÊNCIA

Como estávamos indo para viajar na alta temporada, fiquei com medo de chegar na hora e não conseguir vaga nos trens indianos. Em todos blogs que lia, só falava que não dava para reservar tickets de trem com antecedência. E os amigos mochileiros tinham me comentado que ou tinham comprado por agência na Índia, ou tinham chegado lá e comprado pela cota de turistas. Depois de ler o que dizia o Lonely Planet e de vasculhar bem o site de trens indianos, o IRCTC, resolvi tentar comprar por conta própria todos trechos que eu precisava. Eu comprei 6 trechos e a Fernanda 5 trechos. Dizem que há um limite de 6 e-tickets por mês por usuário. Vamos ver ser consigo descrever bem os passos.

PASSO 1. Habilitar o cartão de crédito para compra internacional. Muita gente se esquece desse detalhe básico. Algumas vezes eu tentei comprar itens em sites internacionais e a compra só dava erro. É o mesmo caso dos trens da IRCTC. Por exemplo, no meu banco tem o aplicativo para habilitar. Mas não funciona bem. Tenho que ligar e pedir habilitação. Dai eles dão de 10 minutos a 48 horas para realizar a operação. Lembre-se: tem que dizer a data de início e a data de fim dessa habilitação. Eu habilitei a partir de outubro.2017, quanto comecei a reservar os trens com antecedência que foi de 90 a 60 dias. Alguns bilhetes dava para reservar com antecedência de 120 dias. Outros com 90 ou 60 dias. E alguns, com apenas 30 dias. Por exemplo, fiquei contando os dias para reservar o trecho Jaisalmer-Bikaner (viagem no dia 27.dezembro e eu no Brasil tentando reservar no dia 27.novembro) e quando entrei de madrugada, só restavam mais 4 vagas! Para verem que tem que ser ágil na reserva.

PASSO 2. Fazer o cadastro no site da IRCTC: a grande saga. A princípio, o site não parece tão amistoso. E isso se confirma com seu uso. A gente fica pensando: "como é que os indianos são conhecidos por sua alta tecnologia de informação e este site é uma porcaria?".  Aparte meus comentários, vamos aos procedimentos. Ao centro do site tem um monte de abas que dá para clicar. Clique USER GUIDE > INTERNATION/NRI USER REGISTRATION GUIDE. Esse guia em PDF é exatamente como se deve proceder o registro no site (Sign up), que você faz logo no canto superior direito, onde diz LOGIN, tem o user ID e ao lado tem o SIGN UP. Clicando ali vai aparecer a página a preencher que aparece nesse guia. A senha tem que ter caracteres maiúsculos e minúsculos, mais números apenas. Preencha tudo o resto SEM ACENTO, CEDILHA, TIL, VÍRGULA, SINAL DE NÚMERO. Não invente muito para preencher o nome: coloque só o FIRST NAME e o LAST NAME, deixando de lado o MIDDLE NAME. Que seja o mesmo nome do teu passaporte. Para preencher o telefone, na primeira casela coloque o DDI do Brasil, sem os dois zeros. Em seguida teu DDD, sem o zero. E os 9 números de teu celular. No meu caso, DDI do Brasil (55) na primeira caixinha, DDD de Manaus (92) e mais o número de meu celular XXXXXXXXX (9 dígitos) na segunda caixinha, somando 11 dígitos.


Eu cometi o erro de colocar outro número na primeira caixinha. Dai na hora de verificar meu celular, o site simplesmente travava. Para o registro, há 2 itens que não se pode alterar nunca mais:
1. número do celular.
2. email.
Então como eu coloquei errado o celular, ficou inutilizável meu e-mail. Tive que criar outro login, com outro email válido, pois o site não aceita você criar novo login com o mesmo email. Vejam o ERRO que cometi. Na primeira caixinha devia ter colocado apenas 55. Eu fui inventar de colocar 0055, mas além de não ter digitado certo (digitei 9055), ainda coloquei o 5 na segunda caixinha. Ou seja, me dei mal. No momento que fiz, não aparecia esse item EDIT MOBILE. Isso é um item novo que colocaram no site.



Detalhe: para esse registro internacional, primeiro você paga 110 rúpias (2 reais e pouco) para que eles te enviem uma senha de verificação no teu celular (chamado OTP). Por isso que tem que habilitar a compra de cartão de crédito no exterior antes de se aventurar no site. Eles também enviam o OTP para o email. Vejam que eu verifiquei meu email com sucesso. Após clicar em VERIFY MOBILE Nº WITH OTP, vem esta tela aqui.



Em tese, você recebe no teu celular uma mensagem com o OTP, dai digita aqui e pronto. A conta está liberada para fazer compras de bilhetes. Eu tive que pagar 2 vezes para que me enviassem o OTP. A Fernanda criou uma conta também e o número dela era VIVO e chegou rapidinho. Meu número era TIM e demora pra chegar. Para vocês terem noção, mesmo eu editando o número de telefone para escrever este post, não recebi nenhuma mensagem com o OTP. Tanto meu número TIM, quanto VIVO. Pra verem que esse site tem muitas falhas mesmo. Então, se não der certo, culpem a IRCTC. Para mim e para Fernanda deu certo desse jeito que estou descrevendo. Para uma amiga da época da graduação, que viajou pra Índia logo depois de nosso retorno, a sorte já não sorriu para ela. Não conseguiu receber o OTP pelo celular. Ela já desesperada porque faltavam menos de 20 dias para ela viajar. Então passei o login da Fernanda para ela e resolvido.

PASSO 3. Comprando os bilhetes. Há 2 opções para compra de bilhetes:
1. Bilhete da cota de turistas: somente vendem das classes 1A e 2A. Esta cota de turista, você pode comprar também pessoalmente nas estações de trem. Eles sempre deixam reservado uma pequena quantidade para o turista que chega na hora. Pode acontecer de não ter mais vagas. Por isso eu nem arrisquei e comprei logo da cota comum.
2. Bilhetes comuns: vendem de todas classes. Comprei todos por esta opção.
Veja abaixo que quando você consegue fazer o login, essa aba azul de opções aparece. Para comprar pela cota de turista, clique em FOREIGN TOURIST TICKET BOOKING. E então ali atrás desse quadro azul da foto, tem o nome da estação de partida, de chegada e a data da viagem. Caso você queira pagar o preço das classes mais baratas, como eu fiz, simplesmente clique em TICKET BOOKING e a mesma caixinha com estação de partida, chegada e data aparecerá. Quando você escolhe uma opção de trens, aparece as opções de classes, com os preços e disponibilidade. Ali é que dá pra saber se clicou na cota de turista ou na comum.




Uma vez confirmado o trecho, aparece as opções de classes: 1A, 2A, 3A (estes todos, com as condicionado), SL (sleeper - que é igual a 3A, mas sem ar condicionado). Estas classes se forem trechos noturnos. Se for trecho apenas de dia, aparecem outras categorias de escolha de cadeiras apenas. Como eu não peguei nenhum trecho assim, nem vou comentar (na real, o único trecho com cadeira, a IRCTC cancelou o ticket no dia anterior e tivemos que ir de ônibus entre Agra-Jaipur mesmo, que compramos na hora de viajar. Pensem no desespero de 23h da noite ter que buscar informações para o dia seguinte às 7h30 pegar o ônibus...).

DISPONIBILIDADE DO ASSENTO. A disponibilidade de vagas nos trens aparece como: AVAILABLE, RAC (reservation against cancellation) ou WAITING LIST. A primeira é óbvio que tem vaga. Preencha tudinho direitinho (dá pra comprar até 10 bilhetes no mesmo trem. Por isso que eu comprei 6 tickets e a Fernanda 5 tickets. Cada um de nós comprou 2 tickets por trecho) e pronto. Na tela de pagamento, clique em CARTÃO INTERNACIONAL. Preencha tudinho e pronto. Meu cartão travou após a quarta compra. Tive que esperar o outro dia para comprar novamente. O da Fernanda travou logo após a segunda compra. Então esperou também o outro dia. E dizem que tem limite de 6 e-tickets por login, por mês. Por isso que nós dois criamos a conta.

Se aparecer RAC, quer dizer que você tem que esperar alguém desistir. Em geral desistem. Eu fiquei olhando o PNR para saber se um ticket que comprei ia dar pra eu viajar (número da transação, que é o que você usa pelo site, aplicativo de celular e nos guichês na Índia para saber de qual plataforma sai teu trem e a confirmação de teu assento). Como na imagem abaixo.



E se aparecer WAITING LIST, ai meu amigo você tem que realmente torcer para alguém desistir e ficar esperando na plataforma do trem, em cima da hora, por alguma desistência. Os indianos fazem isso. Mas eu, um gringo na gringolândia, preferi não arriscar comprar bilhetes na waiting list. Fiquei tão temeroso que o bilhete Puri-Kolkata eu comprei no RAC e tinha 12 pessoas na minha frente. Diariamente eu olhava se alguém desistia e nada. Até que 1 semana antes eu comprei um outro bilhete do mesmo trecho, mas por outro trem e horários. Apenas no dia anterior confirmou que consegui vaga. Dai cancelei o bilhete extra, mas sendo reembolsado apenas parcialmente. Sim, eles reembolsam direitinho. Pelo menos isso!

PASSO 4. Pegar o trem na ferroviária. E então chega o grande momento de ir até a ferroviária e pegar o trem. Ao chegar, eu ia direto no cartaz eletrônico que indicava o número do trem e horário. Dali dava pra saber de qual plataforma o trem sairia. Então, se necessário, tem um guichê ENQUIRY, em geral com uma pessoa, que você confirma o teu assento no trem. Feito isso, eu esperava na WAITING ROOM. A maioria dos trens estava na plataforma uns 20 a 30 minutos antes. Teve vezes que essa sala de espera estava simplesmente lotada. Então comprei de ambulantes um plástico de colocar no chão e fiquei ali esperando, tal qual muitas pessoas fazem.
DICA: nunca comprei comida cozinhada dentro do trem. Apenas comprei amendoim, banana, coisas em pacotes. E água, sempre comprei garrafas na ferroviária antes de embarcar. Ao longo da viagem, nas paradas, também comprei garrafa de água. Para o banheiro, comprei um papelzinho que quando molha soltava sabonete, para lavar as mãos. Para o número 2, aderi ao estilo indiano de acocorar e fazer minhas necessidade. Lavar com água. E secar com o papel higiênico. Lavar a mão com esse papel-sabonete.





DAS CLASSES DOS TRENS. Você pode encontrar uma descrição detalhada em outros sites. Aqui vou descrever aquelas que eu peguei. Então resumindo: classe 1A, 2A e 3A são primeira classe. E você tem direito à sala de espera nas estações reservadas à UPPER CLASS. A diferença é que em geral é mais vazia e tem ar condicionado nessa sala de espera. Só isso. Não tem luxo nenhum a mais.

CLASSE 3A. Essa foi a primeira classe que pegamos. Nesse primeiro trem a Fernanda conseguiu o SIDE UPPER (lateral superior), na foto do meio. E eu fiquei no MIDDLE BERTH (cama do meio, ali onde as pessoas estão apoiadas e que na hora de dormir levanta e vira uma cama. A vantagem da 3A é que tem ar condicionado e eles te dão roupa de cama (fronha e travesseiro, parte de baixo para cobrir o banco e a parte de se cobrir) e cobertor. Assim, você dispensa o teu saco de dormir.

 

DICA: Você pode reservar UPPER BERTH (acima), MIDDLE BERTH (meio) e LOWER BERTH (baixo). São as 3 posições que aparecer nas duas fotos das pontas acima. E nesse andar de cima que a gente está na foto do meio é a SIDE LOWER (lateral baixo) e SIDE UPPER (lateral alto - onde estamos na foto do meio). O melhor lugar de todos é o UPPER BERTH. Na hora de reservar, tem uma opção de colocar que ambos passageiros devem ficar no mesmo COACH (mesmo vagão) e também mesma cabine. Eu sempre coloquei que queria a mesma cabine. Meu erro foi colocar pra mim MIDDLE e pra Fernanda o UPPER. O ideal era os dois em UPPER. Ou, a segunda melhor possibilidade é um no SIDE UPPER e outro no SIDE LOWER, porque a parte de baixo fica inteirinha para as 2 pessoas. Veja na foto do meio, o cara de verde. Pegou o banco de baixo inteirinho pra ele.

SLEEPER CLASSE (SL). É igual a 3A na disposição, mas não tem ar condicionado e nem roupa de cama. Vejam que a gente está na cabine da foto da esquerda. Eu dividindo o banco com um gordinho de listrado. Daqui a pouco sentou um cara lendo o jornal, na foto do meio. Na foto da esquerda e na foto de baixo, a visão de quem fica nas 2 camas laterais, que fica mais reservado para eles, mas com a desvantagem de estar no corredor. Na cabine, nosso encosto tem que ficar abaixado de 6h00 da manhã até 22h00. Se você está com sono e pegou o banco de baixo ou do meio, simplesmente vai ter que dormir sentado ou em meio banco. Quem pegou o banco superior, se deu bem.



CLASSE 2A. A diferença no preço é no serviço também. Aqui não tem aquele banco do meio na cabine. Só tem banco de cima e banco de baixo, tal qual nas camas laterais. Outra diferença: tem uma cortina para cobrir as camas e ter alguma privacidade. Outra coisa: tem uma coisa no banco para prender a roupa de cama, que parece um detalhe mas que faz toda diferença. Veja a foto abaixo que a roupa de cama está presa direitinho. Tem também uma lanterninha noturna individual. Enfim, é mais cômoda mesmo. E um tanto mais cara. Quase 5 a 7 vezes mais que a SL. A classe 1A é quase 10 vezes mais!



Enfim, pegamos 11 trechos de trem. Apenas 1 trecho na 2A, o mais longo de todos. Outro 6 trechos em SL e 4 trechos em 3A. Foi tudo muito tranquilo. Teve atraso em alguns trechos, devido à neblina. Então, isso é a parte ruim dos trens: às vezes eles atrasam. Eu olhava neste site onde estava o trem, para saber se ia esperar na ferroviária ou para saber quando eu chegaria a meu destino. O trecho que atrasou muito foi o Varanasi-Agra. Era para chegarmos de manhãzinha em Agra e ir aproveitar o dia em Fatehpuri Sikri, mas o atraso foi tamanho que só chegamos 20h30 em Agra. Ou seja, o dia foi perdido no trem. O trecho seguinte, Agra-Jaipur, a IRCTC simplesmente cancelou o trem e tivemos que pegar um ônibus logo cedo. A viagem que duraria 2h40 de trem durou quase 5h30 de ônibus. Os demais trechos ou foram super pontuais (pontualidade britânica mesmo!) ou atrasinho de alguns poucos minutos.

Nenhum comentário: