domingo, 14 de janeiro de 2018

Roteiro mochilão Índia (parte 1 de 5)

Roteiro na Índia

Toda viagem é na verdade três viagens:
1. aquela que idealizamos, planejamos, sonhamos.
2. a viagem feita concretamente.
3. aquela que voltamos a ela em nossa memória, relatos,  fotos, sonhos.

Este post se refere à primeira viagem, que não sei exatamente quando começou. Talvez há uns 10 anos, com a notícia dos primeiros amigos e amigas que eu tinha que foram à Índia. Quanto tive o tempo disponível para viajar, priorizei outros destinos e não me arrependi em nada de visitar países incríveis. Até que em 2014 pensei seriamente que seria hora de ir para fazer alguma formação em professor de yoga, prática que já vinha desenvolvendo desde 2003. Veio a dúvida: de qual técnica? Hatha yoga que eu pratiquei algumas anos ou o Ashtanga Vinyasa yoga, que vinha praticando de 2014 em diante? Deveria eu deixar o kriya yoga como um yoga secundário, mesmo estando praticando desde 2010? Enfim, dúvidas sobre o grande propósito de visitar a Índia, especialmente movido pela dúvida quanto ao que eu deveria fazer com os anos de yoga acumulados. No fim das contas, me resolvi assim: me aprofundar no Kriya yoga e ponto.

Tudo começou a ganhar forma quando consegui alguma estabilidade profissional, em 2016. E já casado, conversei com a Fernanda sobre ir pra Índia realizar mais esse sonho. E então bem no início de 2017 decidimos ir à Índia, quando eu tirasse minhas primeiras férias completas de um mês no fim do ano. Conhecer o Taj Mahal e completar as 7 maravilhas do mundo moderno.

Coragem para ir - o primeiro item na escala de elementos necessários para uma viagem - eu já tinha faz tempo. E a Fernanda me acompanharia nisso, já acrescida de experiências de mochilão comigo à chapada dos Veadeiros, nordeste brasileiro, Sulamérica,  Pará, Monte Roraima, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Estados Unidos. O segundo item na escala de elementos necessários para uma viagem - tempo - também arranjamos, pois programamos com antecedência e conseguimos 35 dias. Nem muito, nem pouco. Tempo suficiente. E o terceiro item, o dinheiro, economizamos ao longo do ano de 2017. Coragem, tempo, dinheiro. Nessa ordem.

E então vieram os passos da preparação da viagem.

PASSO 1. Comprar o bilhete. Data da viagem: início de dezembro.2017. Em maio.2017 entrei em contato com um amigo que vende bilhetes. Ele é muito enrolado e estava demorando em me responder. Dai comecei a pesquisar no google quais eram os bilhetes e quais companhias aéreas. Então vi que seria mais barato eu comprar o trecho completo Manaus-Índia, do que comprar um bilhete de Manaus para São Paulo ou Rio de Janeiro e outro para a Índia. Dos bilhetes Brasil-Índia, vi que havia várias opções de companhias aéreas, especialmente fazendo escala em alguma cidade europeia. Então entrei em contato com mais outras duas agências que funcionam bem online. E optei pela Mamoré Turismo, com sede em Porto Velho. Após eu mostrar algumas opções que eu já tinha visto no google, ela me enviou uma lista de possibilidades. Fechei o voo da Ethiopian Airlines, mesmo sem nunca ter tido nenhuma referência dessa companhia. Vi que eram membros da Star Alliance, então presumi que deveria ser uma companhia com bom padrão de qualidade. Era o voo mais barato e que demoraria menos tempo também tanto na ida quanto na volta. Então por esses motivos reunidos, optei por essa companhia. No mesmo bilhete havia o trecho Manaus-São Paulo pela Gol, depois o trecho São Paulo-Addis Ababa-Nova Délhi (num Boeing 787 com serviço excelente até a capital da Ethiópia; um Boeing 767 um pouco velhinho até a capital da Índia, mas serviço que continuou impecável), o trecho Nova Délhi-Addis Ababa-São Paulo (mesmos aviões da vinda) e o trecho São Paulo-Manaus, novamente pela Gol. Tudo com duas malas cada um na franquia. O bilhete completo de cada um de nós custou U$1499,00 + taxa de embarque. Não me arrependi nem um pouquinho de ter comprado com a Ethiopian. Aliás, até recomendo. Há uma tendência generalizada de achar que tudo que vem da América do Norte ou Europa que é bom. Mas não. Essa companhia africana é bem boa e não deixa nada a desejar em relação às outras companhias que já viajei.
DICA: Sempre compre o trecho completo. Na volta, o trecho Delhi-Addis Ababa atrasou. A Ethiopian pagou hospedagem por 1 dia pra gente esperar em Addis Ababa. Foi bem legal conhecer a capital etíope. Chegando em São Paulo, foi um pouco demorado confirmar o trecho seguinte, que inicialmente estava marcado como da TAM e fizemos aquela filona para não ser com eles. Dai voltamos no escritório da companhia e eles confirmaram que era Gol. Um funcionário nos acompanhou até o check in e só foi embora quando despachamos nossas malas para Manaus. Se eu tivesse comprado os bilhetes separadamente, teria tido um grandíssimo transtorno em remarcar. Fora ter que pagar taxas de remarcação e tudo mais.

PASSO 2. Elaborar um roteiro prévio, a partir das dicas de amigos e leitura de blogs de quem já foi pra Índia. Muita gente falava muita coisa diferente. Reservar tudo com antecedência ou chegar lá e se virar. Ir para lugares diferentes ou para os principais pontos turísticos. Diferença de orçamentos e preferências por hospedagens e transportes. Uma coisa todos diziam: 1. lá eles SEMPRE exploram o turista, 100% do tempo. 2. clonam cartão de crédito. 3. os indianos são meio fechados. Em meio a essas dicas gerais, ninguém me dizia lugares para ir marcantes e super representativos da Índia. Então fui vendo em blogs e pacotes turísticos quais eram os pontos centrais. E fui colocando no google maps. Adicionei muitos pontos, a partir das dicas das pessoas e dos blogs. Eu ia lendo sobre os lugares e olhando fotos no google. Adicionei em seguida alguns pontos de meu interesse, ligados ao kriya yoga. E foi assim que fechei um roteiro provisório, lá por setembro. Vi que muitas pessoas falavam de Varanasi, triângulo dourado (Delhi, Agra, Jaipur), Rishikesh. Então, de junho a agosto apenas conversei com amigos e li algumas coisas. Fui anotando os nomes das cidades e marcando no mapa. Fechei o roteiro definitivo em outubro.2017, quanto saiu o guia da Lonely Planet atualizado da Índia. Comprei direto pelo site, em PDF. Parecia um pouco em cima da hora, mas estando super atualizado, eu teria as informações bem fidedignas. Eu já tinha usado esse guia no Oriente Médio e na América do Sul. Simplesmente ótimo para mochileiros internacionais, que querem ter opção de escolher entre esquemas econômicos, medianos e caros. Os guias brasileiros, quando existem, são apenas esquemas medianos para caros. Definitivamente, não é meu esquema de viagem. Pra mim, viagem boa é viagem barata. Lendo o guia, fui confirmando cidades, eliminando algumas e adicionando outras. Segui também parcialmente umas sugestões de roteiros descritos no guia, como se fossem roteiros lógicos de cidades a visitar, com detalhamento do que fazer e em quanto tempo viajar. Um desses roteiros era de 3 semanas e outros de 6 semanas. Eu fiz um mix dos dois roteiros prévios do guia, com pitadas de meu próprio roteiro. O resultado está neste mapa aqui abaixo.
DICA: Como guiei minhas escolhas: 1. pelas atrações descritas no guia, em blogs e relatos dos amigos. 2. pelas fotos que via no google. 3. pela rota lógica e plausível de ser executada.

COMO VISUALIZAR O MAPA: no canto esquerdo superior tem um desenho com uma flechinha. Clique ali e dá para selecionar o percurso desenhado por terra que fizemos, para ter melhor ideia da volta que demos. Ali tem numeradas as cidades que visitamos.



PASSO 3. Reservar transportes e hospedagens. A grande maioria das pessoas me falou que era preferível deixar tudo reservado com antecedência. Somente dois amigos disseram que poderia conseguir tudo na hora, e não por coincidência eram as minhas fontes mais confiáveis. Como seria altíssima temporada, preferi reservar tudo antes, deixando espaço para o acaso apenas para as atividades em cada cidade a ser visitada. As cidades e quando ir e vir, tudo pré-determinado. Eu ia falando e mostrando para a Fernanda. E ela ia aprovando e concordando com as escolhas. Comecei a reservar trens e hostels de outubro.2017 em diante. Fechei quase tudo uma semana antes de viajar. Deixei os dias finais da viagem livres, porque estávamos na dúvida sobre o roteiro final. Esses hostels e transpostes que faltavam, eu fechei um dia antes de chegar na cidade seguinte (Haridwar, Rishikesh e Delhi). Num post a parte comento sobre os trens indianos da Indian Railway Catering and Tourism Corporation Limited, que sim é possível comprar com antecedência, à revelia de todos blogs em português que li e que diziam não ser possível. E das hospedagens, fechei a maioria pelo Booking.com e alguns pelo Hostelworld. Apesar deu ter recebido muitas pessoas pelo CouchSurfing, tentei hospedagem em 2 cidades e vi que a proposta desse site já está decadente. Pouca gente aceitando e cheio de requisitos. As pessoas estão preferindo muito mais o AirBnb. Como eu nunca fiquei por ele, preferi ir no esquema tradicional de hostels, porque sempre são bem localizados, têm muitos serviços de apoio ao turista e tem muitos viajantes que podem te dar dicas.
DICA: como guiei as escolhas: 1. preço de 2 camas em quarto compartilhado daria na mesma que um quarto para duas pessoas, então só fechei quartos para casal. 2. sempre os preços mais baratos, mas sem exageros. 3. lia as avaliações dos hospedes tanto no site de hostels, quanto no TripAdvisor. 4. Localização. 5. Serviços oferecidos.

ROTEIRO DETALHADO VIAGEM ÍNDIA (INR = Indian Rupee)
Dia
Mês
Semana
Cidade
Ida para
Transporte
Hospedagem
2
Dez
SAB
Manaus
São Paulo
Voo Gol
13h45 – 19h40 (SP)
3
Dez
DOM
SP-África
Delhi
Voo Ethipoian Airlines. U$1490 cada.
2h35-19h00 / 23h00-8h00
4
Dez
SEG
Delhi
8h00

Backpacker Panda Delhi. INR 999/dia.
5
Dez
TER
Delhi



6
Dez
QUA
Delhi



7
Dez
QUI
Delhi
*Bhubaneswar
*Puri
* Voo Vistara. Delhi-Bhubaneswar (US$122,85 – ambos)
* Ônibus (INR 40 cada)
Hotel Lotus Puri. INR 750/dia.
8
Dez
SEX
Puri
Kolkata

Trem18410 SRIJAGANNATH EXP – Classe 3A (22h30-08h10) INR1630 ambos.
Noite no trem
9
Dez
SAB
Kolkata


Hotel Galaxy. INR 950.
10
Dez
DOM
Kolkata
* Gaya
* Bodhgaya
Trem 12307 HWH JU EXPRESS – Classe 3A (23h40-6h28)
INR 1540 ambos
Noite no trem
11
Dez
SEG
Bodhgaya

Tuk Tuk para Bodhgaya
INR 100 ambos
A Bowl of compassion- Charity Backpackers. INR 350/dia.
12
Dez
TER
Bodhgaya



13
Dez
QUA
Gaya
Varanasi
Tuk Tuk para Gaya INR 100 ambos.
Trem 15021 SHM GKP EXPRESS – Classe SL (7h05-11h20)
INR 340 ambos
Chatter Box Hostel. INR 990/dia.
14
Dez
QUI
Varanasi



15
Dez
SEX
Varanasi
Agra
Trem 14863 MARUDHAR EXPRES – Classe SL (18h15-6h10)
INR 697 ambos
Noite no trem
16
Dez
SAB
Agra

Delay de 13h40 horas! Saímos 02h15 da madrugada e chegamos 20h30.
Tourists Rest House. INR 800/dia.

17
Dez
DOM
Agra



18
Dez
SEG
Agra
Jaipur
Trem 12403 cancelado. Pegamos ônibus: INR 291 Homem, INR 234 Mulher. (7h30-13h30)
Atithi Guest House. INR 1200/dia.
19
Dez
TER
Jaipur



20
Dez
QUA
Jaipur
* Ajmer
* Pushkar
* Trem 19610 HW UDZ EXP (HW AII EXP) – Classe SL (7h15-9h40)
INR 280 ambos.
*Bus: INR 16 Homem, INR 12 Mulher.
Hotel Pushkar Paradise. INR 550/dia.
21
Dez
QUI
Pushkar



22
Dez
SEX
Pushkar
Jodhpur
Ônibus: INR 500 ambos. (7h00 – 13h00)
Royal Heritage Guest House. INR 500/dia.
23
Dez
SAB
Jodhpur



24
Dez
DOM
Jodhpur
Jaisalmer
Trem 14810 JU JSM EXPRESS – Classe 3A (23h30-6h00)
INR 1100 ambos
Noite no trem
25
Dez
SEG
Jaisalmer


Backpacker Panda Oasis Jaisalmer. INR 999.
26
Dez
TER
Jaisalmer
Tour deserto
Ida dia 1, 7h00. Volta dia 2, 10h30.
Trotters Tour. INR 2250/Pessoa
Noite no deserto
27
Dez
QUA
Jaisalmer
Bikaner
Trem 14810 – Classe 3A (23h30 – 6h10)
INR 1250 ambos
noite no trem
28
Dez
QUI
Bikaner


Vinayak Guest House. INR 1120.
29
Dez
SEX
Bikaner
Haridwar
Trem 04735 BKN HW SPL – Classe 2A (19h45-10h25).
INR 3720 ambos
Noite no trem
30
Dez
SAB
Haridwar


Hotel King. INR 990.
31
Dez
DOM
Haridwar
Rishikesh
Ônibus. INR 39 cada (1h viagem)
Bonfire Hostel. INR1150/dia.
1
Jan
SEG
Rishikesh



2
Jan
TER
Rishikesh



3
Jan
QUA
Rishikesh
Delhi
Ônibus. INR 1700 ambos (deluxe)
Majors Den Hotel. INR 800/dia.
4
Jan
QUI
Delhi



5
Jan
SEX
Delhi



6
Jan
SAB
Delhi
Addis Ababa

Hotel da Ethiopian Airlines
7
Jan
DOM
Addis Ababa
São Paulo - Manaus

Sem atraso: 2h40-7h40 / 9h30-16h10 (SP) / 20h05-22h05 (Manaus)






 

Nenhum comentário: