quinta-feira, 28 de abril de 2011

Benjamin Constant

Chegamos em Benjamin Constant dia 27 de Abril. Após 8 dias navegando pelo rio Solimões. A viagem foi tranquila. Assim que paramos, fomos até a prefeitura nos apresentar. Os 2 líderes da expedição e eu, o líder da equipe socioambiental. De lá vi que teríamos muito trabalho. E hoje e os próximos dias são de trabalho intenso.

O objetivo da expedição é fazer um levantamento: socioambiental e inventário florestal. A minha parte trata de ter um diagnóstico do município. As outras 6 equipes trarão infomações sobre botânica, georreferenciamento, madeira caída, estoques de carbono. Um trabalho pioneiro.

Minha equipe não possui pessoas com formação em área humanas e sociais. Sinto um pouco de dificuldade de ter que explicar em 5 minutos coisas que temos um semestre inteiro, numa disciplina, para compreender. Aos poucos as duas moças estão apreendendo e isso me deixa satisfeito. Tenho uma responsabilidade em minhas costas que não é fácil. Nessas horas sinto saudade de minhas grandes amigas pesquisadores, com quem trabalhei no doutorado. Altos papos a respeito da vida aqui no interior da Amazônia.

E se Deus quiser, um desses dias irei visitar novamente a comunidade de meu doutorado, que é aqui perto. Já vi que está completamente alagada. Sofrimento do povo ribeirinho. Sinto saudade deles.

Nenhum comentário: