domingo, 3 de outubro de 2010

Torres - Rio Grande do Sul

Viagem ao Sul do Brasil. Apenas uns dias. De 22 a 28 de Setembro de 2010. Visitar meu irmão e sua família, que acaba de crescer. Ele e Virgínia tiveram Valentin Calegare. Esse é o nome de meu sobrinho, o primeiro a inaugurar a nova geração dos Calegare.

Peguei vôo promociona da Azul. Ônibus da empresa até Campinas, saindo do Tamboré. Foi 1h de viagem. Bem mais fácil do que eu ir até Guarulhos ou Congonhas. O vôo até Porto Alegre demorou 1h30. Chego na capital gaúcha, pego o trem até a rodoviária. De lá, várias opções de preços até Torres. Peguei ônibus comum, saindo às 19h00, por R$ 29 e uns quebrados. Chego em Torres às 22h20.

Choveu bastante durante essa semana. Só fez 1 dia de sol. Mesmo com o tempo nublado e frio, não deixei de fazer umas caminhadas pelas trilhas da cidade. Num dia, andei pela orla e fui até o riacho que divide Santa Catarina do Rio Grande do Sul. Conheci o lago do violão. E subi nas torres de pedra que dão nome à cidade. Também fui pra outras cidadezinhas fazer compras no supermercado e visitar, claro.

Além de lugares, conheci pessoas. Os parentes da mulher de meu irmão. Todos muito legais. Demos altas risadas. Principalmente quando comentei a diferença de comportamento entre pessoas do Sul e Sudeste, com aquelas do Norte. É uma diferença brutal! O Brasil é composto por vários países, com suas próprias línguas e culturas.

No verão, a cidade se transforma completamente. É a cidade mais visitada pelos gaúchos. Imagino que seja bem legal. No inverno não há quase ninguém. Apenas os moradores. Torres tem universidade e um pequeno comércio. Lugar tranquilo.

Quem sabe, eu volte a visitar a cidade em breve. Verão me aguarda! Ter parentes que moram em outros lugares tem suas vantagens. Viajar sempre para matar a saudade... e conhecer novas terras!





Nenhum comentário: