terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Próximo destino: Torres - RS

E lá vou eu para mais uma viagem. A derradeira deste ano. Vou para Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. Apreciar o céu azul, mar azul, tudo azul. Como meu irmão está morando lá, vou visitar a família dele. Meu sobrinho tão fofinho!

Já tenho afinidade com o lado da família da mulher dele, a Virgínia. Estou indo só com o bilhete de ida. Não programei a volta. Ano novo, vida nova mesmo. Sem apegos com o passado. Quando eu achar que devo voltar, eu volto.

Vou dia 25 de Dezembro, em voo da TAM. Paguei baratinho. Minha tia Olga, da Argentina, vem nos visitar. Primeira vez que ela viaja de avião! Vai ser bem legal. Família reunida para o ano novo. E janeiro, que seja um mês inesquecível!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Juquehy - 27, 28, 29 Novembro

Que bom estar entre amigos! Com as pessoas com quem temos essa afinidade e proximidade, podemos falar o que queremos sem ser censurados por uma moral hipócrita de aparências. Podemos expor nossos pensamentos, sentimentos, momentos. Compartilhar das alegrias e agruras da vida.

Pois nesse ânimo é que viajei para Juquehy com minha amiga Heloisa e sua amiga Angelita. Final de semana de tranquilidade e paz. Muito sol e céu azul. Ela tem uma casa lá, super charmosa. Saímos 8h50 da manhã, do metrô São Judas. Pegamos a Imigrante-Anchieta. Pagamos um pedágio. Chegamos na casa 11h17. Com direito a uma parada para água e deságue.

O sol estava forte. O céu, limpinho. O mar, uma delícia. Conversamos bastante. Andamos pela praia. Pegamos um bom bronzeado. O pôr-do-sol nesse lugar acontece no mar. Incrível! Jantar de bacana num restaurante no shopping. Durante o dia, petiscos improvisados, frutas e verduras. Domingo, decidimos ficar mais e só voltar Segunda-feira bem cedo. Foi uma ótima escolha. Domingo à noite Heloisa cozinhou e aprovamos!

Juquehy é uma praia bem bonita. Faz parte do litoral norte de São Paulo. De um lado, a serra. Do outro, a praia e o mar. Lugar de muitas casas. De modo geral, pessoas endinheiradas da elite paulistana. Isso significa: carros bons, casas bonitas, gente educada, praia limpa e bastante gente bonita. Moças lindas com corpos lindos, moças com corpos perfeitos. Rapazes bem-apessoados. A vantagem dali é o clima de pouca badalação que impera em outras praias, como por exemplo Maresias. Vimos dois casamentos acontecendo. Lugar de gente mais tranquila. Bem interessante Juquehy. Gostei. Grato às minhas amigas por ter me proporcionado esses momentos de paz e integração com a natureza.

Entrada da praia

Na praia de Juquehy
Eu e Heloisa

Observando..
Pôr-do-sol no mar

Espetáculo da natureza
Heloisa, eu e Angelita

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Próximo destino: Juquehy - SP

Juquehy, ou Juquei, é uma cidade no litoral de São Paulo. Estava de bobeira no MSN, sem programas para o final de semana. Então, decido que devo cultivar as amizades. Tenho amigos que se dizem amigos, mas nunca têm tempo para me encontrar. Sempre ocupados. Seriam eles amigos? Sim, mas num grau menor. Tenho ótimos amigos assim. De encontrar de vez em nunca. Tudo bem. São amigos para bater um papo, sentir-me bem e só isso mesmo. Aqueles amigos mais próximos, com quem posso contar, esses estão no topo da listinha.

São esses que quero cultivar. Resolvo falar com Lívia, minha grande amiga de Campinas. Por que não visitá-la? Este ano não pude vê-la ainda. Convesa vai, conversa vem, ela está ocupada. Mas me sugere de falar com nossa amiga em comum, Heloísa. Pronto! Vamos à praia! Sua mãe acaba de comprar uma casa no litoral paulista. É super gostoso lá. Já fui uma vez, se não me engano. Se ainda não fui, agora é a hora! Final de semana na praia. Tomar banho de mar. Renovar minhas energias par ao fim de ano!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manaus, 11 a 23 de Novembro de 2010

Esta foi uma viagem insólita. Como todas as outras que fiz, faço e farei. Em julho deste ano, fui a Manaus para elaborar um projeto de pesquisa e submetê-lo às agências financiadoras. Voltei crente de que, em Novembro, eu já estaria trabalhando nele. Ledo engano. Pelo visto, terei de esperar até o final do prazo de avaliação, dia 10 de Dezembro. Haja paciência!

Comprei um bilhete ida e volta pela TAM. Pelo incrível que pareça, essa cia. aérea tem apresentado excelentes preços para Manaus. Com apenas uma semana de antecedência, consegui o bilhete por R$ 380,00. Se tivesse comprado 1 mês antes, teria pago menos que R$ 300,00. Ou seja: não há mais desculpas para não me visitarem em Manaus!

Quem me recebeu foi minha grande amiga Fran. Ela fazia parte do grupo de pesquisa que eu participei durantes um tempo, da UFAM. Quando morei em Manaus, em 2008 e 2009, foi ela quem me abrigou inicialmente. Eu só conhecia ela e a profa. E mais ninguém. Foi bem difícil no começo. Mas depois fiz bons amigos e me adaptei à cidade.

O motivo principal de minha ida à capital do Amazonas foi o congresso do plantio, promovido pelo CEBUDV. Foi excelente. Pude aprender bastante e rever amigos de todo Brasil. Gostei bastante. Durante a semana participei de várias sessões: domingo, segunda, quinta e sábado. Foi uma verdadeira "maratoma". Estava precisando de um intensivo de LUZ para relaxar. Minha vibração interior estava acelerada de mais, devido à minha mudança de dieta. Descobri que sou intolerante à glicose. Assim que cortei, senti a diferença. Aos poucos, me equilibrando também pela via alimentar. Senti-me muito bem de estar com os amigos queridos e no Pré-núcleo Menino Deus.

Além disso, fui já começar minhas atividades profissionais no INPA. Sinto-me bem de estar lá. A profa. coordenadora é legal. Os alunos/as são legais. O ambiente é legal. O fragmento de floresta é muito acalmador. Há incentivo à pesquisa. Gosto de lá. Sinto-me feliz. Tenho bons amigos por lá. Volto assim que puder.

Vendi também minha moto. Uma Honda CG 125cc, ano 1999. Foi bom ter andado de moto esses tempos. Eu aprendi a dirigir moto para fazer a viagem Manaus-México numa moto. O roteiro: subir até Boa Vista, Venezuela. Entrar na Colômbia e ir até Cartagena. Cruzar para o Panamá e subir toda América Central. Até chegar no México, na península de Yucatán. Visitar Chichén Itza, umas das 7 maravilhas do mundo moderno. Subir até a Cidade do México. E voltar. Será que eu aguentaria? Enfim, aprendi a dirigir e quebrou o maior galho em Manaus. Apesar dos motoristas não respeitarem motoqueiro, mantive-me na calma e pude ir e vir pra onde queria, na hora pretendida, sem maiores dramas. O trânsito em Manaus está caótico. Muito chato. Com minha motoca, ganhei asas. Mais para minha comodidade mesmo. Porque na "maria-gasolinândia", moto não tem vez!

E uma colega, Carol, me chamou para uma missa católica, daquelas carismáticas. Eu, cada vez mais me libertando de preconceitos religiosos, fui sem problema algum. É interessante ver como a Igreja católica vem tentando cativar seu rebanho. Muitos se perderam, desistira, se decepcionaram. Eu mesmo foi um que deixou de frequentar o catolicismo para seguir uma outra religião cristã. Cristã reencarnacionista. Conhecer os encantos e segredos da natureza divina. Atende melhor minha compreensão e minhas necessidades de me re-ligar ao superior na vida cotidiana. Há pessoas que colocam a religião como motivo de separação, de diferença. Eu, ao contrário, já penso ser a religião o motivo de união. Como bem revela o Alcorão, Deus fez os Homens diferentes para testar o grau de cada um. Lidar com as diferenças, sejam quais forem elas. Gosto de conversar com gente de outras crenças e religiões por elas terem um ponto de vista diferente do meu. Só assim eu posso acrescentar conhecimentos à minha bagagem.

Fiquei mais do que o previsto, a convite de minha amiga Fran, para proferir uma palestra. Falei a respeito da memória e dos velhos nas comunidades ribeirinhas amazônicas. Fui ovacionado! Vejam só... o carioca-argentino-italiano-paulista-mundano agora tornando-se amazonense!

Fran e Mário

Eu, no florestal

Criançada!

Alguns amigos da fábrica: Sarah, Sani, Regina e Júnior

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HUMMUS

A pasta Hummus, muito utilizada por povos do oriente médio, é rica em nutrientes, por ser elaborada com Tahine (pasta de gergelim) e grão de bico,  ambos com propriedades muito importantes ao organismo. Além disso, a pasta hummus é deliciosa, e pode ser acompanhada de pão sírio ou até mesmo como acompanhamento de saladas.

Gergelim: A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes.

Grão de bico: O grão-de-bico é fonte de fibra e contribui para a redução do colesterol. As fibras insolúveis colaboram com o organismo na eliminação de açúcares, gorduras e colesterol. O ferro disponível nessa leguminosa é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, fornece ótimas quantidades de ferro e magnésio. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos. Magnésio que trabalha na composição de muitas estruturas, mais de 30 enzimas, e cuida do bom funcionamento do sistema neuromuscular.
A leguminosa também é fonte de boas quantidades de cálcio e vitaminas do complexo B. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.
E os benefícios do grão-de-bico continuam. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que ativa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso o grão-de-bico afasta a depressão e aproxima a felicidade. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.
O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que previnem a osteoporose e problemas cardiovasculares. É utilizado com sucesso em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa.


RECEITA PASTA HUMMUS

4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim - encontrada pronta em mercado ou casa de especiarias)

600 gr de grão-de-bico

1 dente de alho (eu não coloco)

1 xícara (chá) de água

2 unidades de limão espremido

Azeite extravirgem a gosto

Sal a gosto (coloco bem pouquinho)

Hortelã para decorar

Pimenta Siria a gosto
 
Azeitona (esse é o segredo!)

Cebolinha (outro segredo!)

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Tirar as cascas do grão de bico.  Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o tahine, o limão, a água, cebolinha picada e azeitona picada. Adicionar também meio copo de azeite. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Próximo destino - Manaus

Está decidido. Vou a Manaus num congresso. Entre os dias 10 e 21 de Novembro de 2010. Já havia feito a inscrição desde Junho. Estou ainda na esperança de uma resposta profissional para ir morar de vez na cidade. Pelo menos por um tempo. Para sempre, isso é tempo inestimável!

É provável que eu vá morar lá este ano ainda. Caso eu seja convocado a trabalhar por lá. Se assim for, quero receber viajantes pelo CouchSurfing e de amigos que, porventura, queiram conhecer a capital do estado do Amazonas. Para mim, a capital da Amazônia. Desculpem-me os paraenses. Eu amo Belém, a metrópole da Amazônia, mas Manaus é a bola da vez.
Como ainda não sei se por lá viverei alguns dias da minha vida, vou apenas de visita. Reencontrar os amigos tão queridos. Beber muito açai. Comer tapioca, tucumã e queijo coalho. Sucos de taperebá, cupuaçu, graviola, cajá e outras frutinhas deliciosas. Castanha do Brasil.

Dar um beijo e abraço na minha árvore querida. Adotem uma árvore. É bom!


Minha árvore

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Volta a mundo

Finalmente nós, brasileiros, também podemos contar com um cia. aérea que nos proporciona o tal do bilhetes "volta ao mundo". A TAM, por fazer parte da Star Alliance, entrou nessa brincadeira. É possível comprar um bilhete que dá passa por diversos países ao redor do globo. A duração da viagem é de 1 ano. Dependendo da quantidade de trechos, o bilhete fica mais caro ou mais barato.

Nas viagens que fiz, encontrei várias pessoas fazendo a volta ao mundo com esse bilhete. É uma boa opção para quem tem 1 ano contado. E para aqueles que preferem planejar de ante-mão o roteiro de viagem. Claro, também é ótimo pela economia financeira, pois os bilhetes separados custariam muito mais.

A TAM veio com uma promoção. Mês passado, bastava mandar um vídeo. Eu acabei nem mandando, pois soube em cima da hora e estava sem minha câmera. Agora, basta viajar pela compania que se está concorrendo a cupons promocionais. Aos sortudos, boa viagem!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mapas de países visitados

Procurando por mapas de países visitados, encontrei 4 opções:

1) Where have I been. Este mapa pode ser preenchido online, sem registro. Dá para compartilhar por facebook, twitter, e-mail. Mas não achei como colocá-lo no template do blog. Interessante. O meu mapa deu total de 37 países visitados. Do total de 202. Ficou assim (basta clicar neste link).

2) World66. Basta se cadastrar que aparece a opção para preencher o mapa. Novamente, 37 países. O que corresponde a 16%! Ou seja, 1/6 dos países do planeta. O mapa:



create your own visited country map

3) Travbuddy. Este site funciona também como uma rede social de mochileiros. Para fazer o mapa, não é necessário cadastro. Eu acho mais bonito este mapa, porque quando passa o cursor em cima, aparece o nome do país. Mas, não tem discriminado todos os países, como no world66. Pelo Travbuddy, visitei 19% dos países. Ficou assim:





4) Worldmapmaker. O legal dele são as bandeirinhas dos países e colocar cores diferentes. Dá para escolher os países pelo mapa, mas alguns são tão pequenos que não se consegue clicar, sendo necessário ir para a lista geral de nomes. Isso confunde um pouco. Por este, são 263 territórios. Eu visitei 14% apenas.


Edit This Title



Svalbard
Spain
United States of America
Antarctica
South Georgia
Falkland Islands

Bolivia
Peru
Ecuador
Colombia
Venezuela
Guyana
Suriname
French Guiana
Brazil
Paraguay
Uruguay
Argentina
Chile
Greenland
Canada
United States of America
United States of America

Israel
Jordan
Cyprus
Qatar
United Arab Emirates
Oman
Yemen
Saudia Arabia
Iraq
Afghanistan
Turkmenistan
Iran
Syria
Singapore
China
Mongolia
Papua New Guinea

Brunei
Indonesia

Malaysia
Malaysia
Tiawan
Philippines
Vietnam
Cambodia
Laos
Thailand
Burma
Bangladesh
Sri Lanka
India
Bhutan
Nepal

Pakistan
Afghanistan
Turkmenistan
Tajikistan
Kyrgyzstan
Uzbekistan
Japan
North Korea
South Korea
Russia
Kazakhstan
Russia
Montenegro
Portugal
Azerbaijan
Armenia
Georgia

Ukraine
Moldova
Belarus
Romania
Bulgaria
Macedonia
Serbia
Bosonia & Herzegovina
Turkey
Greece
Albania
Croatia
Hungary
Slovakia
Slovenia
Malta
Spain

Portugal
Spain
France
Italy
Italy
Austria
Switzerland
Belgium
France
Ireland
United Kingdom
Norway
Sweden
Finland
Estonia
Latvia
Lithuania

Russia
Poland
Czech Republic
Germany
Denmark
The Netherlands
Iceland
El Salvador
Guatemala
Panama
Costa Rica
Nicaragua
Honduras
Belize
Mexico
Trinidad & Tobago
Puerto Rico

Dominican Republic
Haiti
Jamaica
The Bahamas
Cuba
Vanuatu

Australia
Solomon Islands
Fiji
New Caledonia
New Zealand
Eritrea
Ethiopia
Djibouti
Somalia
Kenya

Uganda
Tanzania
Rwanda
Burundi
Madagascar
Namibia
Botswana
South Africa
Lesotho
Swaziland
Zimbabwe
Mozambique
Malawi
Zambia
Angola
Democratic Repbulic of Congo
Republic of Congo

Gabon
Equatorial Guinea
Central African Republic
Cameroon
Nigeria

Togo
Ghana
Burkina Fassu
Cote d'Ivoire
Liberia
Sierra Leone
Guinea
Guinea Bissau
The Gambia
Senegal
Mali

Mauritania
Niger
Western Sahara
Sudan
Chad
Egypt
Libya
Tunisia
Morocco
Algeria




Map Legend: 14%, 37 of 263 Territories
Red
Yellow
Green
Maroon



AndorraArgentinaAustriaBosnia and HerzegovinaBoliviaBrazilCanadaChinaChileColombiaEgyptCzech RepublicFranceGermanyCroatiaHungaryIsraelItalyJordanLebanonLiechtensteinMonacoMexicoParaguayPeruSerbiaRomaniaSloveniaSan MarinoSpainSyriaSwitzerlandTurkeyUnited StatesUruguayHoly See (Vatican City)West Bank






Os 37 países que visitei:
América do Norte:
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul:
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Paraguai
Peru
Uruguai

África:
Egito

Ásia:
China 

Europa:
Alemanha
Andorra
Áustria
Bósnia herzegovina
Croácia
República Checa
Eslovênia
Espanha
França
Hungria
Itália
Lichtenstein
Mônaco
Romênia
San Marino
Sérvia e Montenegro
Suíça
Vaticano

Oriente Médio:
Israrel
Jordânia
Líbano
Palestina (território palestino)
Síria
Turquia

Faltam muitos ainda da Ásia e África. E a Oceania inteira!