segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Algodoal

21.novembro. Acordamos 5h30, já com tudo pronto. Apenas acordamos e saímos direto. Pegar um ônibus para a rodoviária. Foi tão rápido que 6h08 estávamos lá. O Ônibus direto para Marudá saía às 6h00. Depois somente às 9h00. Por alguns minutos não pegamos esse ônibus direto. Nem sabíamos os horários. Então a solução foi pegar uma van até Castanhal, por R$10,00. Saiu 6h15 e chegou 7h30. Com um vendedor ambulante, compramos umas tapioquinhas (3x R$5,00). E um suco de laranja num boteco (R$3,00). Dali esperamos outra van até Marudá, que só passou 8h30, por R$13,00. Chegamos lá 10h00. Na hora de sair, compramos mais um biscoito de polvilho, R$3,00. Descendo na rodoviária, caminhamos até o porto e vimos os horários dos barcos para Algodoal: 9h00, 10h30, 12h30, 15h00, 17h30.
Pegamos esse barco das 10h30, por R$7,50. Foram 45 minutos de viagem. Estava cheio de mulheres, como que um prêmio dessas companhias de cosméticos. Chegando lá, não há carros nem motos. Apenas charretes. Um menino nos guiou até a Pousada ABC, onde pagamos R$90,00 pelo quarto com ar condicionado e café da manhã. Foi escolha aleatória. Pedimos uma mais barata. No caminho vimos outras que seriam mais caras. Dali, fomos caminhando pela praia. Atravessamos um riacho, pagando a canoa por R$2,00. Finalmente, nosso passeio de charrete, por R$10,00 até a praia da Princesa, que é bem bonita. Em um quiosque, almoçamos um prato de sarnambi, por R$ 40,00 para ambos. Na volta, resolvemos apenas caminhar. Final de dia bem agradável. Apenas uns 20 minutos de caminhada e estávamos na pousada. Incrível como a ida é sempre muito demorada, enquanto a volta é rapidinha mesmo andando devagar! Após o merecido banho, demos uma voltinha pela minúscula vila, onde paramos num quiosque para jantar um arroz com galinha por R$3,00 o prato. E o suco de laranja por R$6,00! Nessa noite, dormimos cedo.

22.novembro. Logo de manhã ficamos sabendo que na noite anterior rolou um carimbó num boteco do vilarejo. Infelizmente perdemos essa. Após o desjejum, ficamos ali na praia da Maré mesmo, ao lado da pousada, até 12h15. Almoçamos por R$35,00 para ambos um pratão bem servido. Charrete de R$10,00 até o porto. Barcos Algodoal - Marudá: 6h00, 8h00, 10h30, 13h30, 15h00, 17h00. Pegamos o de 13h30, novamente por R$7,50 cada. A volta foi uns 35 minutos, em maré mais cheia, por isso mais rápido. Taxi até a rodoviária, por R$12,00. Pegamos uma van direto para Belém, saindo 14h30, por R$25,00 cada. Já sabíamos esse horário de saída. Chegamos perto da rodoviária 17h50. Ônibus até o hostel, onde nos deixaram tomar banho grátis. Ônibus até o aeroporto. Ficamos ainda esperando um tempo até o voo. Jantamos qualquer coisinha. Voo tranquilo para Manaus: 22h00 - 00h00. Até a próxima, Belém.

Eu já tinha ido 2 vezes para Belém e definitivamente é uma cidade onde moraria facilmente. Foi a primeira visita da Fernanda à cidade. As pessoas são super legais. Culinária, música e estima paraense são fortes. Isso nos cativou tanto que a partir dessa viagem nossas vidas tomaram novo rumo: resolvemos que era hora de arriscar sair de Manaus e morar em outra cidade.