sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Recife

E mal cheguei em Manaus, tive que arrumar meu mochilão para a terceira viagem na sequência. Desta vez o destino foi Recife, capital de Pernambuco. Eu gosto bastante do nordeste. Estou um pouco cansado das viagens, mas esta é necessária. Vim para cá para apresentar um trabalho num congresso sobre a juventude brasileira, que foi realizado na universidade federal deste estado.



Antes de comprar os bilhetes, falei com minha grande amiga Marjory para me hospedar. Em novembro do ano passado, eu também vim pra cá para um outro congresso. Ela ficou de me receber, mas alguns dias antes apareceu uma viagem para ela fazer e eu tive que ficar na casa de sua amiga Jacqueline. Agora me certifiquei de ficar na casa dela mesma. Cheguei e fui bem recebido. Hospitalidade nordestina é uma das coisas que mais me agrada nesta região do país. Aqui sim o povo é receptivo. Vim para ficar apenas uns dias. No primeiro dia, fui ao congresso fazer credenciamento e pegar a programação. E ler um monte de livros, pois eu tinha que escrever um trecho de um artigo aceito com modificações. Ócios do afazer acadêmico. Nesse dia voltei para casa e fiquei estudando. Dia seguinte, congresso novamente, mas resolvi passar no centro da cidade. Comprei pedras e cristais, para aumentar minha coleção. Na quinta-feira, mais uma passadinha no congresso. E em seguida me encontrei com minha amiga Savana, uma manauara que se casou com um rapaz daqui e veio morar por aqui.



Encontrei-me com ela perto da praça do carmo, onde estava acontecendo o festival das flores. Muitas flores bonitas! Savana com saudade do açai, farinha de tapioca, tucumã... Ela que é calada por natureza, estava sentindo a estranheza de um povo que fala até pelos cotovelos!

Nessa mesma noite, eu e Marjory fomos para a casa de um tio dela, em Cupe. É a praia antes de Porto de Galinhas. Fomos até o aeroporto e lá passa um ônibus de linha até a cidade. Claro, véspera de feriado de 7 de setembro, estava lotado. Ficamos de pé um tempão e ainda pegamos congestionamento. Mas pelo menos pagamos bem baratinho. Dormirmos e no dia seguinte andamos até Porto de Galinhas. De lá, andamos até Maracaipe e até o pontal de Maracaipe. Fim do dia, andamos novamente até Cupe. Foi cansativo. Tomamos banho e pegamos o ônibus de volta a Recife. Dormi e bem cedinho voltei a Manaus. Ufa. Mais uma viagem. Já estou cansado de viajar tanto, quem diria! Foi bom estar com minha grande amiga. Viver o ar nordestino. Adoro o nordeste. Pena que a oportunidade, no momento, está em Manaus. Mas no momento em que a sorte soprar pra outras bandas, com certeza irei com alegria. Tomara que seja para João Pessoa!

Já que estou morando na floresta, determinei que pelo menos 1 vez ao ano eu tenho que tomar banho de mar. Afinal: Mar-Ceu-Lo.






Nenhum comentário: