segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Maceió

E depois de visitar Agrestina, no agreste pernambucano, pegamos o ônibus das 12h50 para Maceió. Disseram que seriam somente 2h30, mas a verdade é que a viagem durou praticamente 4h20. Chegamos e logo eu tinha que ir deixar as coisas no hotel e ir à abertura do Encontro Norte Nordeste da Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social), que eu fazia parte da comissão científica e era um dos convidado.

Hotel Reymar express. Tudo pago. Achei um pouco caro para o padrão. A vantagem era ser extremamente perto do Lar São Domingos, onde aconteceu o evento. Tomei banho e logo em seguida me encontrei com o pessoal do evento. Na verdade, reencontrar bons amigos das antigas e dos novos tempos de carreira. A abertura foi num teatro no centro da cidade. Gostei bastante: falas simples, música boa e o pessoal legal.

Edna, eu, Aluísio e Juliana

Eu, Lúcia e Larissa

No primeiro dia do evento, fizemos uma assembleia e, em seguida, partimos para os grupos de trabalho. Uma modalidade diferente de apresentação de trabalho, na qual cada expositor ia falando de suas pesquisas/relatos e todos podiam ir perguntando e questionando. Ficou uma conversa bastante legal e produtiva. À noite, a grande roda, em que as produções de todos os grupos eram partilhadas. Essa já achei cansativa, após o dia de trabalho. Finalmente, à noite, fomos comer na famosa Amélia Rosa, uma avenida cheia de restaurantes e bares onde se encontra de tudo para comer. Gente em geral endinheirada, mas nós éramos congressistas e podíamos aproveitar da boa comida da cidade.

Lar São Domingos

Maceió

Marjory, Mary Jane, Zulmira, Vanessa e eu.
No dia seguinte, a manhã livre. Bom para passear pela cidade. Fomos eu, Marjory e Aluísio à praia de Pajussara fazer nossas comprinhas. Eu comprei lembranças pro pessoal de Manaus. Em seguida, mais congresso. No fim do dia, fomos eu e Marjory dar uma volta na orla da Ponta Verde, para comer e depois voltar a pé ao hotel. Maceió é uma cidade boa porque não é tão grande. Tem o centro, a praia de Pajussara, Jatiuca, Ponta Verde e Cruz das Almas.

Finalmente, no Domingo livre, fomos à praia de Guaxuma, por recomendação do pessoal da cidade. Fica ao norte, bem pertinho de Cruz das Almas, onde estávamos hospedados. Pegamos um taxi. Ali comemos bem baratinho e num lugar de gente simples. A praia não é muito boa de banho, por ter muitos recifes e pedras. Mas o mar é lindo.

Por fim, no fim do dia voltamos ao centro de artesanato da Pajussara. Tem um galpão do artesanato, que encontra-se coisas bem mais baratas que na feira de artesanato, que fica bem em frente, só que na praia. Feitas as derradeiras comprinhas, nos jogamos na areia da praia e tiramos um cochilo. Quase parecendo uns mendigos! Em seguida, caminhada até o hotel. No caminho, vimos que a prefeitura fecha a avenida à beira da praia de Jatiuca aos domingos, para a população aproveitar e ficar ali andando de bicicleta, patinete, essas coisas. Achei bem legal.

Finalmente o dia acabou. E dia seguinte voltei a Manaus, num voo que parou em Campinas e depois veio pra floresta. Gostei do congresso. Muito bom mesmo. A Abrapso desta região norte nordeste realmente tem sido legal e produtiva. É uma associação com a qual me identifico bastante e faço questão de ir nos eventos. O próximo será o encontro nacional, em Florianópolis, em outubro de 2013. E que chato que terei que ir!