quinta-feira, 10 de maio de 2012

New York City (NYC) - parte 1

Esta viagem já estava planejada há 1 ano e meio. Com o anúncio de que eu deveria comparecer aqui para um grande acontecimento familiar. Primeiro passo foi começar a juntar dinheiro. Em seguida, tirar o visto. Eu apenas renovei-o. Foi extremamente fácil, pois os EUA estão com política de atrair os turistas brasileiros. São os que mais gastam por lá! Além disso, reservar a data da viagem no trabalho. E finalmente, comprar o bilhete. Por sorte, paguei pela Copa Airlines na época em que o dólar estava baixo.

Finalmente chegou o grande dia. Sai de Manaus dia 10 de Maio, às 4h00 da manhã. O voo fez conexão em Panamá city. Apenas uma hora esperando após as 3h30 de viagem. Depois, outro voo de 4h40 até NYC. Chego e logo vou comer. Uma aventura para um celíaco! Na verdade foi fácil. Pego o AirTrain que circula o enorme aeroporto até o subway. E de lá, sigo firme até a estação onde desço, ando uns quarteirões e cheguei!

AirTrain do JFK Airport em NYC
Meu irmão Leonardo me esperava com sua mulher e meus pais. Foi um reencontro emocionante, após 11 anos que não me encontrava com ele. Comemos e conversamos bastante. O próximo passo foi navegar na internet e revisar um roteiro de passeio. Aqui tudo está na internet. Fico impressionado com isso.


Leonardo, Elizabeth e mãe
Pai, Leonardo e eu
Então chega a hora de ir a Maplewood, uma localidade vizinha que fica em New Jersey, onde o amigo do meu irmão me esperava para me hospedar. Era necessário pegar um trem. Chego na estação Penn Station e saio correndo para não perder o trem! Literalmente paguei o primeiro bilhete. Mais caro, obviamente. Mas não perdi o trem! Desço em Maplewood e encontro uma cidade calma e residencial. Entro numa sorveteria e peço para chamarem um taxi. Pronto. São e salvo em casa de amigos. Juliano e sua mulher Samanta já têm uma filhinha, a Camila, que me recebeu aos pulos de alegria sem nunca ter me visto antes!

Ruas de Maplewood

Mensagens

Estação de trem de Maplewood
Dia seguinte, passear por NYC! Vou direto ao Museum of Modern Art  (MOMA). Impressionante. Gostei bastante. A exposição que mais gostei foi de Cindy Sherman. São fotos dela mesma. Sua carreira toda foi assim. Sempre com trajes, poses, caras, fantasias diferentes. Achei muito legal. Cada fisionomia e expressão que me chamaram muito atenção! E muitos quadros, esculturas, artes modernas. Vale muito a pena.

MOMA

MOMA
Depois disso, fui na loja do Juliano. Um pet shop com tudo. Um negócio bem sucedido. Ele me levou para almoçar comida tailandesa. Andando pelo centro de NYC. Manhattan! Gosto de ver a diversidade. Pessoas diferentes. Cada um, um estilo. Andar sem ninguém olhando criticando, julgando ou recriminando. Cidade multicultural e cosmopolita. Vida urbana metropolitana que sinto muita falta. E a temperatura boa! Igual São Paulo nesta mesma época do ano. Além de andar pela cidade, já fui visitar os templos do consumo. Aqui é a capital mundial! Tem a Macy's, a TJ Max, Century 21, entre outras. A gente fica maluco com os preços baixos que encontramos. Mas tem que garimpar.

Então chega o momento do casório de meu irmão com Elizabeth. Legal foi ter a presença de meus pais, o irmão Bruno, eu, tia Leila, Mariana e Steven!

Os Calegare!

Mariana, Steven, eu e tia Leila
Primeiro, cortejo dos mariachi nas ruas de manhattan. Foi divertido! Na igreja, celebração católica ao estilo mexicano. O padre era bem engraçado. Há a entrega das 13 moedas de prata do homem à mulher. Ela devolve, como sinal de que ambos cuidarão disso dali em diante. Depois, as mães acendem uma vela cada uma e entregam aos filhos. Eles acendem uma única vela, juntos, e apagam as suas. Em seguida, os pais da noiva colocam um rosário enorme no pescoço do novo casal. Eles rezam à virgem maria e somente na saída é que tiram. Interessante. Agora, legal mesmo foi a limosine que nos esperava lá fora. Direto ao bufê, onde muita música mexicana, coreografia dos noivos e comida boa nos esperava. E o mais divertido: "la víbora de la mar". Noivo e noiva em uma cadeira cada um. Dois ou três parentes devem segurá-los, diante dos empurrões da serpente. Primeiro são as mulheres. Uma vez que o "practice mode" terminou, chegam as trombadas pra valer dos homens. Foi muito engraçado. Fui dormir bem contente esse dia.

Mariachis nas ruas de Manhattan
Família da noiva (esquerda) e os Calegare (direita) 
Pagando de rei!
La víbora de la mar
Família Calegare
Dia seguinte, visitar a "lady os liberty". Pego a balsa e vou até a ilha onde está a estátua da liberdade e do esclarecimento. Esse é seu nome completo. Bem legal. Me senti muito bem ali. Um clima de paz. Claro, a apologia à liberdade típica do povo norte-americano. Antes de ir embora, uma passada por Ellis Island, onde há o museu do imigrante. Fez-me lembrar da histórias de quase todos meus antepassados e da minha própria história. São as agruras de se mudar para outra localidade e ter de se adaptar a novas realidades. Ter novos sonhos e novas oportunidades. Em seguida, almoço em família bem no centro de Manhattan, em Times Square. Aquele lugar é impressionate! Depois, subi no "top of the rock", no edifício Rockefeller Center. Super legal ver toda a cidade ali de cima. E mais uma visita ao Times Square à noite. São tantas luzes que parece até dia!

Statue of liberty and enlightening
Ellis Island
Times Square
Manhattan
Luzes de Times Square



Nenhum comentário: