domingo, 5 de fevereiro de 2012

Macapá, capital do Amapá

E finalmente chegou o dia de completar o 20º estado brasileiro. Desde que voltei da viagem pelo Oriente Médio, vim determinado a ampliar o número de estados que conheço. Em 2010, ainda me faltava 2 para completar. Então, nesse mesmo ano, fui para Goiás e inteirei o 19º. Ficou faltando 1 ainda.

Por ocasião de um convite profissional, fomos eu e minha chefe para Macapá, capital do Amapá, dar um curso a respeito de levantamento socioambiental. Saímos domingo de madrugada. O voo faz escala em Santarém e para em Belém. Depois, outro voo de lá para Macapá. Chegamos à tarde. Eu quebrado do final de semana puxado. À noite, janta com a comida típica local: camarões!

Nos 2 dias seguintes, acordar cedo e ministrar o curso. Na janta, mais iguarias locais. E mais e mais camarão. Tem o camarão "pitu", o "rosa" e mais um outro que não lembro o nome. E peixes amazônicos, que são uma delícia. Toda noite eu voltava estufado para o hotel.

Em um dos dias, na hora do almoço, dei umas voltas pelo centro. Tirar umas fotos e comprar umas lembrancinhas. A cidade é muito agradável. À beira do rio Amazonas. Venta o dia todo, o que faz a sensação do calor diminuir. Tem a Fortaleza de São José, o trapiche, o estádio Zerão (cujo meio de campo é a linha do equador) e o Marco Zero, onde marca-se o 0º. As pessoas me pareceram agradáveis e vi gente de boa aparência. As ruas são amplas. Os quarteirões são quadrados, de modo que fica bem difícil se perder. Fiquei com boa impressão da cidade.

Pra quem acha Macapá o fim do mundo se enganou. Macapá é bem no meio do mundo!

E agora, mochileiro da categoria diamante.

Camarão pitu

Orla de Macapá

Trapiche

Fortaleza de São José


Mercado central

O trapiche

Barcos no rio Amazonas


São José

Teatro

Ruas do centro

Pertinho da Guiana Francesa

Eu trabalhando

Casa do Artesão

Não é o fim do mundo. É o meio do mundo!

Marco Zero


Estádio Zerão

Nenhum comentário: