terça-feira, 25 de novembro de 2014

São Paulo

Rápida ida a São Paulo, para o 4º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Apresentar alguns trabalhos, encontrar amigos, reunir com a família, passear pela cidade e fazer reuniões institucionais.

Eu cheguei em SP numa sexta à tarde. Peguei ônibus, metrô e ônibus para chegar em casa. Foram 3h50 de voo e foram 3h10 nesse trajeto terrestre até a casa de meus pais. No caminho da ida uma cena me aterrorizou: estava no metrô, quando de repente apareceu uma pessoa pulando em uma perna só. Logo pensei que fosse o sasi pererê. Até ai, tudo bem. Mas o detalhe era que essa pessoa era um travesti! Estava frio e ele estava de shortinho. Seu cabelão liso. Na hora eu quis chamar alguém para dar lugar, mas achei invasivo de mais. Fiquei com aquela cena na cabeça, da diversidade antropológica da grande metrópole. Cheguei na casa de meus pais lá pelas 18h00 e estava aquele frio de 16ºC. O pessoal me disse que estava atípico, mas eu não acredito. São Paulo tem essas temperaturas de vez em sempre.




No final de semana fui para um sítio na serra da Cantareira, confraternizar com bons amigos. Como dispensei a carona, fiz o trajeto pelos transportes públicos: peguei ônibus até o metrô. Depois andei algumas estações até o ponto final da linha azul. De lá, peguei um ônibus que ia até a serra. Na parada final, mais um mini-ônibus. Desci no restaurante DIB. Almocei tranquilamente. Dali fui caminhando pela estrada de terra. Cheguei em um dos sítios. Entrei, cumprimentei as pessoas e segui floresta adentro. Alguns minutos de caminhada e pronto. Cheguei! Foram 4h30 de viagem! Bem mais tempo do que Manaus-SP! Foi bom estar ali com bons e velhos amigos. Dormi na casa de meu amigo Luís, quem me apresentou àquela turma da Cantareira. Fui pra casa e fiquei com a família o resto do Domingo. Só repousando e ficando tranquilo.





Na segunda-feira fui dar aula na USP-Leste, na turma de meu amigo Alessandro. Dai novamente o trajeto longo: ônibus, trem, metrô, trem. E lá se foram 2h45! Só para ir! E para voltar foi um pouco mais rápido, porque era noite: trem, metrô, ônibus, em 2h15.



Terça, me mudei da casa de meus pais para a casa de meu irmão, na zona sul. Lugar mais estratégico. E não é que no meio do caminho, vi a sasi pereréia novamente??? Achei simplesmente surreal! Mas desta vez eu fiquei olhando descontroladamente. Ele se apercebeu. Então desviei o olhar. Entrei no vagão do metrô. E escondido tirei uma foto. Como ele ficou de lado, nem deu para captar que só tinha uma perna só. Achei a cena surreal! Desci na estação correta e fiquei aguardando a chegada de minha namorada. À noite, fomos comer um rodízio de sushi com minha amiga Helo. Bons papos e histórias. E claro, comida boa!




Quarta, dia de passeio pela cidade de São Paulo. Primeiro destino, rua 25 de Março! Com direito a almoço no mercado municipal, passeio pelos principais pontos do centro: praça da sé, pátio do colégio, teatro municipal, viaduto do chá, galeria do rock! E encontrando meu amigo Maurício, de Belém do Pará. No final do dia, andada na Paulista. Dali ainda fomos nos encontrar com minha grande amiga Mirela. Ela nos levou na sua padaria predileta e depois para conhecer seu apartamento. Lá, assistimos um documentário a respeito de João de Deus. Ela nos mostrou suas obras de arte. E comemos um delicioso sorvete. Fim do dia, quebrados!

























Quinta, finalmente passadinha no congresso para encontrar com amigos. À tarde, fomos à Pinacoteca para ver a exposição de Ron Mueck. Novamente, 2h de fila!!! Fim do dia, cineminha com os amigos: Juzinha, Marco "Sorô" e cia. Bem agradável a noite. Mas sem filas desta vez, ufa. Assistimos "relatos selvagens", com Ricardo Darin. Sou fã dele. E mais um dia cheio de andanças.


















Sexta, mais passeios pelo centro da cidade. Com direito a subir na torre do banespa e ver toda cidade. Esperar 2h30 na fila! E mais voltinhas pelo centro. Depois, mais congresso novamente, assistir atividades, comprar livros, bater papo com os amigos. Seguimos para a Paulista, caminhar e conhecer os principais pontos. Apesar de já quebrados, comemos no shopping Center 3, meu predileto. Fizemos hora. E dali fomos para o final da rua Augusta, onde estava rolando aniversário de Ana T., com presença de Letu, Deia e Claiton Trash e agregados. Pessoal do movimento estudantil. Muito bom reencontrar essa galera!




















Sábado, reunião da Abrapso. Foi importante e bem legal. Sai dali e fui para o SESC Pinheiros comprar um livro e CD para um amigo, que já tinha ido em várias livrarias procurar. Voltamos pra casa e no final do dia, ainda fomos para a casa de meu amigo Pablo, que gentilmente nos preparou um jantar bem gostoso. Bons papos com ele, sua mulher e filho. E Ana T., que apareceu lá para matarmos a saudade!





Domingo, dia apresentar trabalho, durante a manhã. Dali pegamos trem e ônibus. E estávamos na casa de meus pais, onde passamos o final de semana. No domingo, almoço em família para comemorar o aniversário de meu pai. Bom estar com todos irmãos e ver a família crescendo. O ciclo da vida se perpetuando.



Segunda, hora de voltar a Manaus. Desta vez, taxi até o aeroporto. E 3h45 de voo. Pronto. De volta à floresta.


São Paulo tem suas vantagens: cultura, lazer e amigos. E suas grandes desvantagens: poluição, trânsito, caos. Sinceramente, para mim já deu. Só de vez em quando e pra passear. Prefiro o calor e calmaria da floresta amazônica!