terça-feira, 24 de junho de 2014

Chapada dos Veadeiros

De repente, uma daquelas promoções das cias aéreas. E eu e minha namorada compramos bilhetes promocionais para Manaus-Brasília. Feriado de corpus christi. Em plena copa do mundo 2014. E lá fomos nós com nosso mochilões. O dela eu tive que pegar emprestado. Este era sua primeira viagem no esquema mochileiro.

Saímos de Manaus na quinta 19. Chegamos à noite em Brasília, num friozinho típico de outono do serrado. Nosso amigo Rafael foi nos buscar no aeroporto. Dali direto para um sushi. Dai casa e dormir, para dia seguinte bem cedo sair.

Na manhã da sexta-feira 20, saímos rumo à chapada dos Veadeiros. Paramos em São João d'Aliança para comprar comida. E o sol bem bonito no céu azul do cerrado.






Dai, chegamos em Alto Paraíso. Fomos diretos para as cachoeiras Almécegas I (as águas super geladas) Almécegas II (a mais tranquila) e São Bento (com um piscinão legal para nadar), onde passamos o dia.


Almécegas I
Almécegas I

Almécegas II


São Bento


No final de tarde, fomos até a vila de São Jorge, onde as ruas são de barro e o clima é de hippies de butique. Nessa noite estávamos tão quebrados que dormimos cedo. Pagamos uns R$ 30,00 por pessoa, para acampar. Achei caro, mas era um dos campings mais baratos.





No sábado 21, acordamos e fomos direto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a pé mesmo porque a entrada é na beira da cidade. Logo na porta, há uns guias guiando os 2 percursos possíveis de serem feitos, que também dá pra ir sem guia. Como havia um grupo grande quase fechado, nos metemos no meio e logo éramos em 11 pessoas. A caminhada no meio do serrado brasileiro foi bem legal. Dia inteiro de pernada. Primeiro pro Cânion 1, depois Cânion 2, para enfim cachoeira do Carioquinha e caminhada de volta. Fim de tarde estávamos em São Jorge novamente. Comemos o PF antes das 19h30, porque essa hora acaba toda comida na cidade. Em seguida, eu e minha namorada fomos até as termas quentes, a 14km de estrada rumo à leste, num local chamado Morro Vermelho. Bem relaxante. A água é morna, na real. O problema é sair da água, porque estava bem frio. Na volta à vila de São Jorge, estava rolando uma festinha junina. Fomos apenas comer algumas coisa e capotar de sono.






















Domingo 22, derradeiro dia de Chapada. Ouvimos falar da cachoeira de Santa Bárbara, na cidade de Cavalcante, indo rumo ao norte a partir de Alto Paraíso. Acordamos cedo para ir até lá, mas aquela enrolação básica matinal não nos deixou sair mais cedo. Mesmo assim fomos até Cavalcante. Chegando lá já era tarde para pegar a estrada de terra até a entrada de uma comunidade quilombola, pegar um guia, andar uns km de trilha e chegar na cachoeira. O moço do centro de informações ao turista da cidade nos desencorajou fortemente. Mas nos indicou outra cachoeira voltando para Alto Paraíso. Paramos na cachoeira Poço Encantado, que é bela mas se paga caro para entrar (R$20,00/pessoa) e não se faz nenhuma trilha. Após a manhã de sol e cachoeira que restavam, fomos rumo a Alto Paraíso para almoçar tardiamente. A cidade é bem simpática e toda mística. Maior concentração por metro quadrado e centímetro cúbico de hippies, doidões e místicos de toda classe. Curti o ar da cidade. Fim de tarde, hora de voltar à capital federal. Minha namorada voltou a Manaus essa noite.


















Segunda 23, ainda afazeres profissionais em Brasília. À tarde jogo da seleção brasileira. E à noite, voltando a Manaus. Curti o feriado mochilando pelo cerrado brasileiro!