sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Próximo destino: Juquehy - SP

Juquehy, ou Juquei, é uma cidade no litoral de São Paulo. Estava de bobeira no MSN, sem programas para o final de semana. Então, decido que devo cultivar as amizades. Tenho amigos que se dizem amigos, mas nunca têm tempo para me encontrar. Sempre ocupados. Seriam eles amigos? Sim, mas num grau menor. Tenho ótimos amigos assim. De encontrar de vez em nunca. Tudo bem. São amigos para bater um papo, sentir-me bem e só isso mesmo. Aqueles amigos mais próximos, com quem posso contar, esses estão no topo da listinha.

São esses que quero cultivar. Resolvo falar com Lívia, minha grande amiga de Campinas. Por que não visitá-la? Este ano não pude vê-la ainda. Convesa vai, conversa vem, ela está ocupada. Mas me sugere de falar com nossa amiga em comum, Heloísa. Pronto! Vamos à praia! Sua mãe acaba de comprar uma casa no litoral paulista. É super gostoso lá. Já fui uma vez, se não me engano. Se ainda não fui, agora é a hora! Final de semana na praia. Tomar banho de mar. Renovar minhas energias par ao fim de ano!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manaus, 11 a 23 de Novembro de 2010

Esta foi uma viagem insólita. Como todas as outras que fiz, faço e farei. Em julho deste ano, fui a Manaus para elaborar um projeto de pesquisa e submetê-lo às agências financiadoras. Voltei crente de que, em Novembro, eu já estaria trabalhando nele. Ledo engano. Pelo visto, terei de esperar até o final do prazo de avaliação, dia 10 de Dezembro. Haja paciência!

Comprei um bilhete ida e volta pela TAM. Pelo incrível que pareça, essa cia. aérea tem apresentado excelentes preços para Manaus. Com apenas uma semana de antecedência, consegui o bilhete por R$ 380,00. Se tivesse comprado 1 mês antes, teria pago menos que R$ 300,00. Ou seja: não há mais desculpas para não me visitarem em Manaus!

Quem me recebeu foi minha grande amiga Fran. Ela fazia parte do grupo de pesquisa que eu participei durantes um tempo, da UFAM. Quando morei em Manaus, em 2008 e 2009, foi ela quem me abrigou inicialmente. Eu só conhecia ela e a profa. E mais ninguém. Foi bem difícil no começo. Mas depois fiz bons amigos e me adaptei à cidade.

O motivo principal de minha ida à capital do Amazonas foi o congresso do plantio, promovido pelo CEBUDV. Foi excelente. Pude aprender bastante e rever amigos de todo Brasil. Gostei bastante. Durante a semana participei de várias sessões: domingo, segunda, quinta e sábado. Foi uma verdadeira "maratoma". Estava precisando de um intensivo de LUZ para relaxar. Minha vibração interior estava acelerada de mais, devido à minha mudança de dieta. Descobri que sou intolerante à glicose. Assim que cortei, senti a diferença. Aos poucos, me equilibrando também pela via alimentar. Senti-me muito bem de estar com os amigos queridos e no Pré-núcleo Menino Deus.

Além disso, fui já começar minhas atividades profissionais no INPA. Sinto-me bem de estar lá. A profa. coordenadora é legal. Os alunos/as são legais. O ambiente é legal. O fragmento de floresta é muito acalmador. Há incentivo à pesquisa. Gosto de lá. Sinto-me feliz. Tenho bons amigos por lá. Volto assim que puder.

Vendi também minha moto. Uma Honda CG 125cc, ano 1999. Foi bom ter andado de moto esses tempos. Eu aprendi a dirigir moto para fazer a viagem Manaus-México numa moto. O roteiro: subir até Boa Vista, Venezuela. Entrar na Colômbia e ir até Cartagena. Cruzar para o Panamá e subir toda América Central. Até chegar no México, na península de Yucatán. Visitar Chichén Itza, umas das 7 maravilhas do mundo moderno. Subir até a Cidade do México. E voltar. Será que eu aguentaria? Enfim, aprendi a dirigir e quebrou o maior galho em Manaus. Apesar dos motoristas não respeitarem motoqueiro, mantive-me na calma e pude ir e vir pra onde queria, na hora pretendida, sem maiores dramas. O trânsito em Manaus está caótico. Muito chato. Com minha motoca, ganhei asas. Mais para minha comodidade mesmo. Porque na "maria-gasolinândia", moto não tem vez!

E uma colega, Carol, me chamou para uma missa católica, daquelas carismáticas. Eu, cada vez mais me libertando de preconceitos religiosos, fui sem problema algum. É interessante ver como a Igreja católica vem tentando cativar seu rebanho. Muitos se perderam, desistira, se decepcionaram. Eu mesmo foi um que deixou de frequentar o catolicismo para seguir uma outra religião cristã. Cristã reencarnacionista. Conhecer os encantos e segredos da natureza divina. Atende melhor minha compreensão e minhas necessidades de me re-ligar ao superior na vida cotidiana. Há pessoas que colocam a religião como motivo de separação, de diferença. Eu, ao contrário, já penso ser a religião o motivo de união. Como bem revela o Alcorão, Deus fez os Homens diferentes para testar o grau de cada um. Lidar com as diferenças, sejam quais forem elas. Gosto de conversar com gente de outras crenças e religiões por elas terem um ponto de vista diferente do meu. Só assim eu posso acrescentar conhecimentos à minha bagagem.

Fiquei mais do que o previsto, a convite de minha amiga Fran, para proferir uma palestra. Falei a respeito da memória e dos velhos nas comunidades ribeirinhas amazônicas. Fui ovacionado! Vejam só... o carioca-argentino-italiano-paulista-mundano agora tornando-se amazonense!

Fran e Mário

Eu, no florestal

Criançada!

Alguns amigos da fábrica: Sarah, Sani, Regina e Júnior

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HUMMUS

A pasta Hummus, muito utilizada por povos do oriente médio, é rica em nutrientes, por ser elaborada com Tahine (pasta de gergelim) e grão de bico,  ambos com propriedades muito importantes ao organismo. Além disso, a pasta hummus é deliciosa, e pode ser acompanhada de pão sírio ou até mesmo como acompanhamento de saladas.

Gergelim: A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes.

Grão de bico: O grão-de-bico é fonte de fibra e contribui para a redução do colesterol. As fibras insolúveis colaboram com o organismo na eliminação de açúcares, gorduras e colesterol. O ferro disponível nessa leguminosa é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, fornece ótimas quantidades de ferro e magnésio. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos. Magnésio que trabalha na composição de muitas estruturas, mais de 30 enzimas, e cuida do bom funcionamento do sistema neuromuscular.
A leguminosa também é fonte de boas quantidades de cálcio e vitaminas do complexo B. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.
E os benefícios do grão-de-bico continuam. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que ativa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso o grão-de-bico afasta a depressão e aproxima a felicidade. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.
O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que previnem a osteoporose e problemas cardiovasculares. É utilizado com sucesso em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa.


RECEITA PASTA HUMMUS

4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim - encontrada pronta em mercado ou casa de especiarias)

600 gr de grão-de-bico

1 dente de alho (eu não coloco)

1 xícara (chá) de água

2 unidades de limão espremido

Azeite extravirgem a gosto

Sal a gosto (coloco bem pouquinho)

Hortelã para decorar

Pimenta Siria a gosto
 
Azeitona (esse é o segredo!)

Cebolinha (outro segredo!)

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Tirar as cascas do grão de bico.  Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o tahine, o limão, a água, cebolinha picada e azeitona picada. Adicionar também meio copo de azeite. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.